Campanha gaúcha pode ter geadas na madrugada; Centro do Estado tem previsão de chuvas

Publicado em 11/08/2020 10:16 e atualizado em 11/08/2020 13:30

LOGO nalogo

Após a passagem de uma frente fria e aumento na circulação dos ventos no sul do Rio Grande do Sul, as previsões para a próxima madrugada indicam chances de geadas para a região. Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente avançando pelo Uruguai vai passar de maneira muito rápida pela região nesta terça-feira (11) e o declínio na temperatura pode chegar a 7 graus na divisa com o Uruguai. 

Falando em chuva, Heráclio destaca que a frente aumenta a instabilidade no local, mas os volumes não devem ser tão expressivos para a área. Segundo o modelo Cosmo, os acumulados não devem ultrapassar os 6 milímetros. "Ali na região da Campanha Gaúchas as geadas devem ficar entre fraca e demorada", afirma o meteorologista. 

Os modelos de temperaturas, por volta das 10h12 (horário de Brasília) desta terça-feira (11) indicavam mínima de 20 graus para a região. Já a previsão para as próximas horas, indicam mínimas de pelo menos 12 graus. A tendência é que o declínio seja ainda mais expressivo nos próximos dias. Os modelos de previsão de geadas do Sisdagro destacam que as geadas mais intensas podem acontecer exatamente na fronteira com o Uruguai. 

Veja a previsão de temperatura para as próximas 93 horas em todo o Brasil: 

93 horas - Temperatura - Inmet
Fonte: Inmet 

 

O modelo Cosmo indica ainda que a frente deve avançar para a região central do RS, com volumes podendo chegar a 60 mm em alguns pontos da região. Heráclio destaca que esse sistema passa rápido também pelas demais regiões, podendo levar chuvas para Santa Catarina e Paraná, mas com volumes mais baixos quando comparados com o RS. Além disso, a circulação dos ventos deve aumentar a nebubolosidade também no Mato Grosso do Sul. 

Porém, no final de semana, um novo sistema deve se formar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com maiores chances de chuvas para os três estados do sul do Brasil. Segundo o Cosmo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem ter chuvas entre 20 e 40 milímetros.

Com o avanço do sistema, os volumes podem ficar mais intensos e a previsão passa a indicar chuvas para o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Caso as previsões se confirmem, os três estados podem receber chuvas acima de 30 mm. O modelo indica ainda que no dia 18, próxima terça-feira, as chuvas podem voltar a acontecer também no extremo sul de Minas Gerais, com precipitação de até 30 mm. 

Veja o mapa de precipitação prevista até o dia 18 de agosto em todo o Brasil: 

93 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário