Venda de café do Brasil avança a 53% da colheita, conilon se destaca, diz Safras
![]()
A comercialização da safra brasileira de café 2021/22 atingiu 53% do potencial de produção até o último dia 10 de agosto, avanço de cinco pontos percentuais na comparação com levantamento do mês anterior, com destaque para os negócios de grãos da variedade conilon, avaliou nesta quinta-feira a consultoria Safras & Mercado.
O índice de vendas é superior a igual período do ano passado, quando girava em torno em 51% da safra e está "bem acima" da média dos últimos anos para o período (40%), disse a consultoria.
Desta forma, a Safras estima que o país já negociou 30,17 milhões de sacas da produção deste ano, estimada pela consultoria em 56,5 milhões de sacas --a colheita está caminhando para a fase final.
Na véspera, a Safra estimou que cerca de 90% da área já foi colhida.
Segundo o consultor Gil Barabach, mesmo com a cautela do produtor após as geadas do último mês, o fluxo de vendas segue ligeiramente acima de igual período do ano passado.
No caso da comercialização de café arábica especificamente, alcança 52% da safra deste ano, apenas ligeiramente abaixo de igual período do ano passado, quando 53% da safra havia sido vendido. Mas ainda bem acima da média para o período, que gira em torno de 39% da safra.
"O percentual alto de comprometimento por parte dos produtores, especialmente na região do Cerrado e Sul de Minas e na Mogiana paulista justificam a esse comportamento dos vendedores, apesar da disparada no preço", avaliou o analista da Safras.
O destaque positivo mais uma vez ficou para as vendas de conilon, disse o consultor.
"A procura da indústria doméstica, em particular de torrado e moído, ajudou a impulsionar os preços no mercado interno. O preço do conilon foi acima da linha de 600 reais a saca, o que trouxe mais vendedores para o mercado", comentou.
E, com isso, as vendas de conilon chegam a 55% da safra brasileira 2021, dando um salto ante os 47% do mês anterior, superando com folga os 45% vendidos em igual período do ano passado, bem como estão bem acima dos 44% em média dos últimos cinco anos para o mês de julho.
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade