Comitê de RSS discute boas práticas de armazenagem em café
O Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade (RSS) do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) se reuniu, na terça-feira (5), para discutir boas práticas de armazenagem em café e o andamento dos seus projetos.
“Diante das crescentes exigências dos mercados importadores do café brasileiro, com normas cada vez mais rígidas relacionadas à segurança alimentar, é necessária uma atenção especial aos processos pós-colheita, com monitoramento contínuo das unidades armazenadoras”, aponta Silvia Pizzol, gestora de RSS do Cecafé.
Visando à contínua profissionalização do setor, o professor do Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem da Universidade Federal de Viçosa (Centreinar/UFV), Paulo César Corrêa, apresentou uma proposta de programa de capacitação específica para gestores e técnicos de armazéns de café.
De acordo com Silvia, no decorrer dos próximos meses, o Comitê de RSS avaliará a organização de turmas específicas de profissionais do setor de armazenagem de café para serem formados pelo Centreinar/UFV.
“O Comitê também apreciou a nova etapa do Projeto Café Seguro, que visa monitorar os resultados das boas práticas aplicadas no campo, visando à eliminação de resíduos no café colhido neste ano”, completa a gestora.
Outros assuntos tratados na reunião foram os avanços do Projeto Carbono, que está recebendo parceiros globais. A aproximação com torrefadores é uma estratégia adotada pelo Cecafé para conferir mais visibilidade e transparência no downstream à sustentabilidade da cafeicultura brasileira, que deverá ser evidenciada na pesquisa em execução pelo Imaflora, sob a liderança do professor Cerri da Esalq/USP.
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã