Colômbia tem queda de 21% na produção de arábica em dezembro; recuo anual foi de 9% em 2021
![]()
A Colômbia encerrou a safra 21 de café com 12,6 milhões de sacas, recuo de 9% em comparação com o ciclo anterior quando a produção alcançou 13,9 milhões de sacas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pela Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC).
Quando se fala em números da produção do mês de dezembro, o recuo é ainda mais expressivo, de 21% em relação ao mesmo mês no ano passado e chegou a 1,4 milhões de sacas. "E até agora neste ano cafeeiro (outubro – dezembro de 2021), a produção caiu 19% para 3,5 milhões de sacas, contra 4,3 milhões no mesmo período anterior", acrescenta o relatório.
Segundo a FNC, os números são justificados pelas condições climáticas observadas nos últimos meses e os problemas que o produtor enfrentou em 2021. Vale lembrar que no ano passado, os impasses na logística interna, gerando onda de violência e protestos por vários dias em março, afetaram diretamente a logística cafeeira no país.
E apesar do gargalo logístico, seja ele interno ou externo, a Colômbia finalizou o ano com baixa de 1% nos embarques, totalizando 12,4 milhões de sacas de 60 quilos de café verde. Em 2020 o número foi de 12,5 milhões de sacas.
No mês de dezembro foi observado recuo de 10% nas exportações, com 1,2 milhão de sacas. No mesmo período no ano passado, os embarques foram de 1,3 milhões de sacas.
"E no ano cafeeiro (outubro a dezembro de 2021), as exportações de café foram 3,3 milhões de sacas de 60 kg, 9% a menos em relação aos 3,6 milhões exportados no mesmo período anterior", afirma o relatório.
0 comentário
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café