Colheita de café dos cooperados da Cooxupé segue com atraso
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de café arábica dos cooperados da Cooxupé atingiu 13,52% do total projetado para a safra até o dia 17 de junho, no ritmo mais lento desde 2018 para a época, segundo dados da cooperativa divulgados nesta quarta-feira.
Na comparação com a semana anterior, a colheita na importante região produtora da Cooxupé avançou 4 pontos percentuais.
A cooperativa não afirmou em relatório nesta quarta-feira a razão do atraso. Anteriormente, informou que o ritmo está sendo determinado pelas condições climáticas e dificuldades para contratação de trabalhadores.
Quando comparado com a safra de 2021, de baixa no ciclo bianual do arábica, o atraso é de 3,3 pontos percentuais. Em relação ao último ano de alta produtividade da cultura (2020), os trabalhos estão mais de 9 pontos percentuais atrás. Em 2018, somavam 15,7% nesta época.
Entre as regiões de atuação da Cooxupé, a colheita está mais avançada no Sul de Minas Gerais, com 17,5% do café dos cooperados já colhido. Na região de São Paulo onde a cooperativa opera, 13% já foi retirado dos pés nesta safra, enquanto no Cerrado os trabalhos atingiram apenas 5,86% do projetado.
A Cooxupé, maior cooperativa de café do Brasil e também principal exportadora, espera um aumento no recebimento de café em 2022, para 6,1 milhões de sacas de 60 kg, sendo 4,6 milhões dos cooperados e 1,5 milhão de terceiros. Em 2021, a cooperativa recebeu 5,6 milhões de sacas.
Na véspera, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) informou que a colheita da safra 2022/23 estava entre 20% e 30% da produção esperada nas Matas de Minas (Zona da Mata).
Em Garça (SP) e no Sul e Cerrado Mineiro, o volume colhido totalizava de 15% a 25% do esperado. Na Mogiana (SP), a colheita soma de 10% a 20%, segundo o Cepea.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Café fecha de lado para os futuros do robusta na Bolsa de Londres nesta 2ª
Café robusta segue operando com estabilidade em Londres nesta tarde de 2ª feira
Muito além da commodity: Rastreabilidade e Indicações Geográficas elevam a qualidade e valorização do café do BR
Café: Robusta opera em campo misto na Bolsa de Londres nesta 2ª feira
Exportações de café pelo Espírito Santo recuam 25% em janeiro
Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)