Expocaccer e Dulcerrado lançam café com certificação de agricultura regenerativa
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), ao lado da Dulcerrado, realiza neste sábado (23), às 9h, o lançamento do café industrializado com certificação de agricultura regenerativa do mundo. O café é do cooperado Fernando Nogues Beloni, que, em dezembro do ano passado, conquistou o certificado da Regenagri, que tem como objetivo garantir a saúde e a preservação do solo.
A certificação emitida pela empresa Control Union, empresa britânica presente em mais de 70 países, reconhece que o café foi produzido com boas práticas agrícolas e o uso da tecnologia aliada ao manejo responsável, garantindo alta produtividade da lavoura em harmonia com o bioma do Cerrado.
“Um feito inédito que veio para consagrar todo trabalho desenvolvido pelo nosso cooperado Fernando Beloni e sua família. Um café que contém raízes familiares, origem, amor, muita dedicação e possui a qualidade e a sustentabilidade como bases”, comenta a trader de cafés especiais, Sandra Moraes.
O grão da variedade catuaí amarelo, com 86 pontos, foi produzido a 1.139 metros de altitude na Fazenda Horizontina, localizada em Coromandel (MG). A bebida destaca-se pelo aroma de laranja, caramelo e mel. No sabor, pode-se encontrar o chá de rosas, limão siciliano, rapadura, caramelo e chá de cidreira.
O café faz parte da Edição Especial Raízes da Dulcerrado, que visa apresentar e promover os cafés especiais cultivados na Região do Cerrado Mineiro, em fazendas dos cooperados da Expocaccer, com base nas práticas sustentáveis que promovem a preservação do meio ambiente, a origem e que possuem certificado de Agricultura Regenerativa.
Outra novidade prevista para o evento está nas versões que serão disponibilizadas: café torrado em grãos, café torrado & moído e café cru em grãos, para quem gosta de fazer sua própria torra, de forma caseira e única.
Para celebrar, no dia da apresentação dos cafés, a Expocaccer vai promover um bate-papo com Fernando Beloni no auditório da Expocaccer. Ele compartilhará com o público como foram feitos os processos de produção do café, falar da certificação, quais as boas práticas agrícolas adotadas e também sobre a importância do feito para o seu negócio.
Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de degustar o café e suas harmonizações. “Essa primeira remessa com o certificado regenerativo foi bastante celebrado, pois valida as práticas sustentáveis de equilíbrio de todo o bioma cultivado. É o reconhecimento das nossas iniciativas no campo pelo consumidor”, aponta o cafeicultor.
Os interessados poderão adquirir a novidade na Cafeteria Dulcerrado e também na loja on-line, através do site. A entrada para o lançamento é franca e aberta ao público.
0 comentário
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café