Preços do café devem cair diante de grande safra no Brasil em 2023, diz pesquisa
![]()
Por Nigel Hunt
LONDRES (Reuters) - Os preços do café arábica devem terminar este ano bem abaixo dos níveis atuais e registrar uma perda anual de 20% com a perspectiva de uma safra maior no Brasil no próximo ano pesando sobre os valores, mostrou nesta sexta-feira uma pesquisa da Reuters com 12 traders e analistas.
Os preços futuros do arábica em Nova York deve terminar 2022 a 1,80 dólar por libra-peso, uma queda de 16% em relação ao fechamento de quinta-feira e 20% abaixo dos níveis vistos no final de 2021, de acordo com a previsão mediana da pesquisa.
As cotações do café robusta deve fechar o ano em 1.900 dólares por tonelada, uma queda de 6% em relação ao fechamento de quinta-feira e 20% abaixo dos níveis no final de 2021.
Os participantes da pesquisa citaram a perspectiva de uma safra brasileira maior no próximo ano como um fator de peso sobre os preços, principalmente no último trimestre deste ano.
A safra de café do Brasil em 2023/24 foi prevista para subir para 71 milhões de sacas, acima da estimativa média de 63 milhões de sacas para a safra 2022/23, que está sendo colhida.
As geadas e a seca do ano passado, que prejudicaram a produção de café deste ano no Brasil, devem causar uma inversão no ciclo bienal da safra do arábica do país.
Os cafezais arábicas alternam anos de maior e menor produção, um desenvolvimento natural, pois as árvores ficam estressadas após grandes cargas de frutos e produzem menos na safra seguinte.
A safra de 2022/23 deveria ter sido de "alta", e o próximo ano, de "baixa". Mas esse padrão deve ser revertido com uma safra maior em 2023/24 após as geadas e seca.
O principal produtor de robusta, o Vietnã, deve ter uma safra de 30 milhões de sacas em 2022/23, um pouco abaixo da temporada anterior.
O Departamento de Agricultura dos EUA estimou a safra 2021/22 do Vietnã em 31,6 milhões de sacas.
Um déficit global marginal de café de 0,8 milhão de sacas é esperado em 2022/23, em comparação com um déficit global de 8,4 milhões de sacas em 2021/22, de acordo com a previsão mediana da pesquisa.
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã