Cooxupé implementa programa para o desenvolvimento sustentável
Recuperação de áreas degradadas, recomposição de paisagens, preservação de mananciais, cuidados com a qualidade da água e proteção de áreas de preservação permanente. Estas, a princípio, são algumas das ações ESG, balizadas pela Cooxupé. Que resultam, pois, de treinamento junto aos cooperados para a implementação de programa para o desenvolvimento sustentável.
O termo ESG, de antemão, significa o conjunto de três pilares: Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance). Em referência a atividades que sejam socialmente conscientes, sustentáveis e gerenciadas corretamente.
Gerações
E para garantir que o conceito ESG esteja mais e mais arraigado à cultura empresarial, a Cooxupé lançou o Gerações que, nesse sentido, possibilita o alinhamento entre as demandas atuais e futuras, além de melhorar a conexão com o mercado consumidor futuro, que preza a sustentabilidade para a tomada de decisões.
Dentro do protocolo, igualmente, os cooperados terão que cumprir requisitos e, de acordo com estes, subir os níveis de sustentabilidade (que vão de 1 a 4), e que podem se traduzir em diferentes benefícios.
Entre os quais, por exemplo, acesso ao mercado, produto com alto valor agregado, rastreabilidade, transparência nas etapas de produção, acesso à capacitação e promoção da biodiversidade.
Desse modo, os requisitos garantem um programa forte e confiável, permitindo que os cooperados tenham o tempo e a chance de alcançar os níveis mais altos em um ritmo realista e sustentável, com o apoio da Cooxupé.
Papel da cooperativa
No caso da Cooxupé, sobretudo, também há exigências a cumprir, com o objetivo de melhorar, cada vez mais, o suporte ao produtor. Evidenciando, assim, a crença no desenvolvimento galgado pelo aprendizado contínuo, que resulta em responsabilidade compartilhada.
O intuito, dessa forma, é conectar empresas e cooperados a soluções possíveis, traçadas por objetivos sociais que vão muito além da geração de lucros. “Acima de tudo, é um caminho sem volta, do qual a Cooxupé muito se orgulha”, diz o presidente Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
Objetivos sociais
No dia a dia, os conceitos ESG já estão presentes do planejamento até a prática. Tanto que a estruturação de um protocolo, como o Gerações, é um passo a mais para o pilar do desenvolvimento sustentável junto aos cooperados.
No dia 08 de julho, a Cooxupé participou do Circuito Agro, promovido pelo Banco do Brasil, para contar um pouco da experiência no ramo compartilhando os objetivos sociais e mostrando, em síntese, como são feitos os treinamentos.
Além do quê, a cooperativa também foi reconhecida em um ranking nacional com o melhor desempenho na adoção de práticas sustentáveis para garantir um futuro melhor aos cooperados.
Nesse quesito, por fim, obteve nota máxima em práticas ambientais, sociais e de responsabilidade corporativa, sendo considerada a mais sustentável entre as cooperativas do Brasil.
0 comentário
Café fecha de lado para os futuros do robusta na Bolsa de Londres nesta 2ª
Café robusta segue operando com estabilidade em Londres nesta tarde de 2ª feira
Muito além da commodity: Rastreabilidade e Indicações Geográficas elevam a qualidade e valorização do café do BR
Café: Robusta opera em campo misto na Bolsa de Londres nesta 2ª feira
Exportações de café pelo Espírito Santo recuam 25% em janeiro
Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)