Lavouras de arábica são atingidas por granizo no Sul de Minas Gerais
![]()
Confirmando as previsões de chuvas intensas, lavouras de café arábica foram novamente atingidas por granizo na tarde desta segunda-feira (7) no Sul de Minas Gerais.
De acordo com as primeiras informações da produtora Elissandra Rosa Rodrigues de Souza, a chuva foi intensa, mas rápida, durando cerca de 8 minutos. As imagens das pedras voltaram a impressionar nas redes sociais.
De acordo com ela, no município de Nova Resende várias propriedades foram atingidas pela chuva desta tarde. Os impactos, no entanto, ainda não foram avaliados nessas áreas. A produtora conta ainda que uma das áreas afetadas tinha expectativa de produzir aproximadamente 20 sacas por hectare.
"Daqui um ou dois dias que a gente vai ver o estrago. Mas a do meu sogro seria mais, de 30 sacas por hectare, e a dele, que fica do meu lado teve mais chuva de pedra. A dele teve mais estrago e com certeza vai produzir menos", relatou ao Notícias Agrícolas.
O setor de café, inclusive a Bolsa em Nova York, está operando na expectativa de uma recuperação na produção de arábica para o ano que vem. Os preços, inclusive, há mais de duas semanas recuam forte e travam o mercado.
Por aqui, o produtor quase não opera justamente porque está esperando para entender melhor qual o tamanho da próxima produção. No caso das lavouras de Elissandra, a área, devido sula altitude, não foi atingida pela geada do ano passado, mas em contrapartida sentiu de forma severa a seca dos últimos dois anos.
A previsão do tempo para os próximos dias continuam indicando muita chuva para Minas Gerais. Os volumes podem ultrapassar os 40mm em algumas áreas e devido às altas temperaturas da primavera não estão descartados risco de mais queda de granizo, condição que é característica da estação.
Veja vídeos enviados ao Notícias Agrícolas:
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta