Um dia após granizo no café: Na principal região produtora, Juruaia declara situação de emergência
![]()
Um dia após a intensa chuva de granizo que atingiu o parque cafeeiro no sul de Minas Gerais, o município de Juruaia decretou situação de emergência na zona rural e urbana.
De acordo com o documento, a chuva do último dia 8 de novembro resultou em consideráveis perdas na produção agrícola. O município é um importante produtor de café arábica, mas outros produtos como, por exemplo os grãos, também foram afetados pelo evento climático.
"Por consequências ocorreram perdas financeiras culminando em danos e prejuízos imensuráveis, que impossibilitarão o cumprimento das obrigações por parte dos produtores rurais deste município", afirma o decreto.
Veja fotos registradas nas cidades de Minas Gerais ontem:
Leia mais:
Ressalta ainda danos materiais, ambientais e sociais na cidade. Produtores e técnicos estão em campo nesta quarta-feira (9) no sul de Minas Gerais para emissão dos laudos. Lideranças afirmam que ainda não é possível "bater o martelo" nas perdas, mas estima-se que pelo menos 30 municípios produtores de café foram afetados.
A condição traz bastante preocupação para o setor, já que até então era esperada certa recuperação na produção do ano que vem. Além disso, muitos produtores que já haviam sido afetados pela seca prolongada e por geadas, voltaram a ser atingidos pelas condições climáticas.
Veja o decreto assinado nesta quarta-feira (9):
0 comentário
Café fecha de lado para os futuros do robusta na Bolsa de Londres nesta 2ª
Café robusta segue operando com estabilidade em Londres nesta tarde de 2ª feira
Muito além da commodity: Rastreabilidade e Indicações Geográficas elevam a qualidade e valorização do café do BR
Café: Robusta opera em campo misto na Bolsa de Londres nesta 2ª feira
Exportações de café pelo Espírito Santo recuam 25% em janeiro
Café: Aumento de posições compradas consolida ganhos moderados no fechamento desta 6ª feira (13)