Janeiro termina com 75 mil sacas de café certificado pendentes de avaliação na ICE

Publicado em 01/02/2023 16:07 e atualizado em 01/02/2023 16:48
Brasil se mantém como principal fornecedor de cafés na Bolsa

Logotipo Notícias Agrícolas

O mercado de café continua acompanhando a recuperação na composição dos estoques certificados da ICE e o mês de janeiro terminou com 75 mil sacas pendentes de avaliação. 

O primeiro mês do ano também encerrou com 861 mil sacas certificadas. No começo de janeiro, o volume de saca pendente ultrapassava 200 mil sacas, enquanto o estoque contava com 800 mil sacas já certificadas. Durante 2022 o volume na 'fila de avaliação' chegou a 600 mil sacas. 

Para Haroldo Bonfá, analista da Pharos Consultoria, a movimentação ficou dentro do que era esperado pelo mercado, mas diante das intensas variações dos últimos dias, justamente os preços de café na Bolsa de Nova York (ICE Future US), ajudarão a definir o ritmo da composição dos estoques. 

"A movimentação fica dentro do que era esperado, mostrando ainda a recuperação, apesar dela ter sido um pouco mais lenta no último mês", afirma o analista. 

O analista relembra que a queda nos estoques aconteceu quando os preços estavam acima de 200 cents/lbp em Nova York. "Se tivermos preços acima de 180 cents/lbp, podemos esperar uma nova baixa. É mais barato consumir esse café, mas abaixo disso, podemos continuar vendo esse movimento de recuperação", afirma.

O levantamento da Pharos mostrou ainda que deste montante de 75 mil sacas, 74.489 mil estão pendentes no porto de Antuérpia, principal fluxo de escoamento na Europa. Confira oas gráficos abaixo: 
 

ESTOQUES
Pendentes
Fonte: Pharos Consultoria 

 

Origem
 

O Brasil continua sendo responsável pela maior oferta de cafés certificados na ICE. Até 31 de janeiro, o país representava 53,58% do total. Na sequência, aparece Honduras com 43%. 

Em comparação com o mesmo período no ano passado, o levantamento mostrou mudança na composição dos estoques. Em janeiro de 2022, Honduras correspondia por 50,76%, enquanto Brasil aparecia com 40,80%.

Os produtores hondurenhos, assim como no Brasil, também viram as lavouras de café sentirem os impactos de um clima adverso, além de lidar com os problemas econômicos que afeta o país nos últimos anos como a migração da população para outros lugares.

Confira a composição dos estoques na ICE: 

Origem_estoque
Fonte: Pharos Consultoria
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário