Exportações globais de café verde caem 7,7% em dezembro, diz OIC
![]()
NOVA YORK (Reuters) - A quantidade total de café exportado no mundo caiu 7,7% em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 9,81 milhões de sacas, principalmente devido a menores embarques do tipo arábica, informou a Organização Internacional do Café (OIC) nesta quinta-feira.
Em seu relatório mensal de mercado, a OIC disse que as exportações de "Naturais Brasileiros" (café arábica) caíram 10,3% em dezembro, enquanto os embarques de "Suaves Colombianos" diminuíram 7,5%. O café arábica é o tipo mais suave da bebida preferida pelas cadeias de café de alta qualidade, como a Starbucks.
O relatório disse que as exportações de café robusta, amplamente utilizado para fazer café instantâneo, subiram para 4,25 milhões de sacas em dezembro, em comparação com 4,21 milhões de sacas no ano anterior.
O OIC não comentou os motivos do movimento, mas analistas têm notado ganhos de participação de mercado para os robustas, que são mais baratos que os arábicas.
Marcas populares de café tendem a aumentar a quantidade de robusta que misturam com arábica quando os preços deste último são altos, como atualmente.
(Reportagem de Marcelo Teixeira)
0 comentário
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado