Exportações globais de café verde caem 7,7% em dezembro, diz OIC

Publicado em 02/02/2023 18:27

Logotipo Reuters

NOVA YORK (Reuters) - A quantidade total de café exportado no mundo caiu 7,7% em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, para 9,81 milhões de sacas, principalmente devido a menores embarques do tipo arábica, informou a Organização Internacional do Café (OIC) nesta quinta-feira.

Em seu relatório mensal de mercado, a OIC disse que as exportações de "Naturais Brasileiros" (café arábica) caíram 10,3% em dezembro, enquanto os embarques de "Suaves Colombianos" diminuíram 7,5%. O café arábica é o tipo mais suave da bebida preferida pelas cadeias de café de alta qualidade, como a Starbucks.

O relatório disse que as exportações de café robusta, amplamente utilizado para fazer café instantâneo, subiram para 4,25 milhões de sacas em dezembro, em comparação com 4,21 milhões de sacas no ano anterior.

O OIC não comentou os motivos do movimento, mas analistas têm notado ganhos de participação de mercado para os robustas, que são mais baratos que os arábicas.

Marcas populares de café tendem a aumentar a quantidade de robusta que misturam com arábica quando os preços deste último são altos, como atualmente.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário