Produtores se preparam para a colheita de café

Publicado em 31/03/2023 12:18
Com início da safra previsto para maio, Cooxupé auxilia cooperados por meio de palestras sobre produtividade e sustentabilidade nas lavouras cafeeiras

A safra na área de atuação da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, a princípio, deverá começar em maio. Tendo seu auge entre os meses de junho, julho e agosto, com término previsto para setembro. Mas, antes disso, a Cooxupé se organiza para melhor orientar os produtores e ajudá-los nas tomadas de decisões. E, assim, realizará um ciclo de palestras para preparar os seus cooperados em assuntos diretamente envolvidos com a colheita de café. Trata-se do evento “Dias de Conhecimento (DCs)”, que vai percorrer todos os núcleos de atendimento da cooperativa, ao longo de dois meses, abordando o tema central “Abertura Safra do Café 2023”.

Orientações para a colheita
A programação do Dias de Conhecimento tem início, de antemão, no dia 03 de abril no núcleo da cooperativa em Alfenas (MG). E se estende até o mês seguinte com palestras que passam por diferentes cidades mineiras até chegar ao núcleo de Monte Santo de Minas, no dia 30 de maio.

O gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo, comenta que a atividade permite a interação entre cooperados e a diretoria da cooperativa. Sendo, dessa forma, uma oportunidade de atualização sobre um dos momentos mais importantes para o produtor: a colheita de café.

“A realização dos DCs é mais uma oportunidade que os cooperados têm para interagir com o presidente, vice-presidente, conselheiros e superintendentes da Cooxupé. Este contato possibilita que dúvidas, questionamentos e outras questões possam ser tratadas diretamente com a alta direção da cooperativa”.

Dias de Conhecimento
Como o tema central do Dias de Conhecimento é a colheita 2023, Araújo reforça sobre os cuidados com a lavoura de café.

“São vários os aspectos que o cooperado precisa estar atento. Vai desde o preparo da lavoura a ser colhida como arruação, aplicação de herbicidas pré e pós-emergentes e planejamento do cronograma de colheita até a revisão e higienização dos equipamentos e estruturas de pós-colheita, contratação e regularização dos trabalhadores para a safra”, explica.

Outro ponto de atenção do produtor, em síntese, é em relação à secagem do grão, que irá definir sua qualidade, potencial de armazenagem e valor comercial.

“O cooperado deve ter cuidado com a secagem final do café. O teor de umidade final deve ficar entre 11 e 11,5%. Quando a umidade fica em 12% o café perde qualidade. Assim, ele é depreciado e tem que ser comercializado rapidamente (não pode ficar armazenado). Abaixo de 11%, durante o beneficiamento, ocorre muita quebra do grão e, consequentemente, perda de qualidade e depreciação do produto final”, alerta Araújo.

Como participar
Para participar das palestras dos Dias de Conhecimento, basta que as famílias cooperadas se informem do local, data e horário da realização.

O evento contará, pois, com um café da manhã aos cooperados seguido de um breve pronunciamento dos diretores. E no período da manhã ocorrem as palestras sobre sustentabilidade (baseada no Protocolo Gerações), produção de cafés especiais, manejo contra pragas, cuidados no pós-colheita, renovação do cafeeiro, além de finanças para o agronegócio.

Por fim, o cooperado terá acesso a vantagens na aquisição de maquinários, insumos e fertilizantes. E, em suma, os parceiros comerciais da cooperativa irão oferecer esses produtos em condições especiais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Hub do Café

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário