Rabobank reduz previsão de safra global de café 23/24
![]()
NOVA YORK (Reuters) - A produção global de café provavelmente será menor do que o esperado na temporada 2023/24, que começa em outubro e termina em setembro do próximo ano, mas uma queda na demanda -- particularmente na Europa -- evitará um déficit de oferta, disse o Rabobank Research em uma nota na terça-feira.
O banco holandês, que tem forte presença no financiamento agrícola, projetou a produção global de café em 2023/24 em 172,6 milhões de sacas, uma queda de 1,6 milhão de sacas em relação a sua previsão anterior, devido a revisões para baixo, principalmente da produção da Colômbia e do Vietnã.
A safra da Colômbia foi reduzida de 13,6 milhões de sacas para 12,5 milhões de sacas, e a do Vietnã passou a ser de 29 milhões de sacas, meio milhão de sacas a menos que o previsto. Ambos os países estão lidando com um clima abaixo do ideal.
O Rabobank, porém, manteve sua estimativa de uma oferta global equilibrada em 2023/24, citando a queda da demanda em países não produtores.
"Os números da demanda de importação foram muito sombrios durante o segundo trimestre de 2023", disse o relatório, citando uma queda de 13,4% em relação ao ano anterior nas importações líquidas para a União Europeia mais a região do Reino Unido.
As importações de café nos Estados Unidos caíram 9,6% no segundo trimestre em relação ao ano anterior, disse o banco, acrescentando que a queda nas importações de café foi a maior desde que começou a compilar esse tipo de dados em 2008.
O relatório também observou que os preços do café estão caindo nos EUA devido à concorrência, à pressão dos varejistas e às preocupações com o baixo sentimento do consumidor.
(Reportagem de Marcelo Teixeira)
0 comentário
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas