Perspectivas para safra 2009 de café são desanimadoras na Bahia

Publicado em 04/12/2008 18:47 1532 exibições
Na Bahia, os trabalhos de colheita da safra 2008 de café estão praticamente finalizados. Devido a um atraso histórico na região, ainda há alguns produtores colhendo café do chão. Segundo o presidente de honra da Associação dos Produtores de Café da Bahia (Assocafé), João Lopes de Araújo, a expectativa de produção de 2,5 milhões de sacas de 60 quilos nesta safra não deverá ser atingida. O total deverá, agora, atingir entre 2,2 e 2,4 milhões de sacas.

Para a safra 2009, que já deverá ser menor devido ao ciclo de bienalidade da produção, as perspectivas são pessimistas. "A próxima safra já seria uma menor, mas terá uma queda ainda maior porque nos tivemos 120 dias sem chuva nas regiões produtoras", afirmou Araújo.

Além da estiagem, a redução no uso de adubos e fertilizantes também deverá afetar a próxima safra. "A diminuição de adubação vai ser grande, porque muitos produtores acabaram vendendo a safra antes da mudança do câmbio, e já estavam descapitalizados e agora não tem dinheiro para a compra de adubos", explicou o presidente de honra da Assocafé. Com isso, a safra 2009 de café na Bahia deverá atingir, no máximo, 2 milhões de sacas.

Por enquanto, poucas regiões registram abertura de floradas, aumentando as preocupações dos produtores com a próxima safra. "Tem lugares que estão abrindo apenas agora as primeiras floradas", apontou Araújo, completando que a florada maior deverá acontecer ainda nesta semana nas lavouras irrigadas. "Para quem não tem irrigação, a grande florada vai acontecer só em janeiro ou fevereiro. E isso é muito tarde", disse Araújo.

Enquanto isso, o mercado de café continua travado em meio à crise econômica mundial, que afeta também as commodities agrícolas. De acordo com o presidente de honra da Assocafé ainda há de 800 mil a 900 mil sacas da safra nova disponíveis para venda, e cerca de 50 mil sacas da safra antiga ainda em estoque. "O cafeicultor que ainda tem caixa, aguarda preços melhores".


Fonte: Café e Mercado
Tags:
Fonte:
Café e Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário