Produção dos Cafés do Brasil no ano-cafeeiro ocupa área de 1,9 milhão de hectares
A área total utilizada no cultivo dos Cafés do Brasil, incluindo as duas espécies de café, o Coffea arabica (café arábica) e o Coffea canephora (café robusta+conilon), no ano-cafeeiro em curso de 2024, foi estimada em 2,25 milhões de hectares. Desse total, estimativas apontam que 1,9 milhões de hectares estão sendo empregados com lavouras em produção, que correspondem a aproximadamente 85%, e, em complemento, 344,61 mil hectares encontram-se em fase de formação, os quais equivalem a 15% da área total geral.
Neste contexto, se for estabelecido uma simples comparação do total da área das lavouras exclusivamente em produção, em nível nacional, com cada uma duas espécies de cafés, verifica-se, no caso do C. arabica, cuja área total foi estimada em 1,53 milhões de hectares, que tal lavoura representa 80% do total nacional. E, adicionalmente, como o C. canephora teve a sua área em produção calculada em 383,6 mil hectares, constata-se que o cultivo dessa espécie corresponde a aproximadamente 20% da área em produção no ano-cafeeiro 2024.
Com relação especificamente aos cafés da espécie C. arabica, tal estimativa indica que a área ocupada por essa espécie em nível nacional totaliza 1,83 milhão de hectares, dos quais 1,53 milhão de hectares (83%) estão em produção, e, em complemento, que os 306,25 mil hectares restantes encontram-se em fase de formação, os quais equivalem a 17% da área total.
Os dados estatísticos e demais números da performance dos Cafés do Brasil compilados nesta análise e divulgação do ano-cafeeiro 2024, o qual ainda encontra-se em curso, foram obtidos do 2° Levantamento da Safra de Café de 2024, da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores