Ásia e Oceania têm produção de cafés estimada em 50 milhões de sacas que equivalem a 28% da safra mundial de 2023-2024
A produção total de cafés, em nível mundial, prevista para o acumulado de doze meses, especificamente para o período de outubro de 2023 a setembro de 2024, foi estimada em volume físico equivalente a 178 milhões de sacas de 60kg. Desse volume, 102,2 milhões de sacas a serem colhidas, que correspondem a 57,4% da safra mundial, são da espécie de Coffea arabica (arábica), e, adicionalmente, 75,8 milhões de sacas de Coffea canephora (robusta+conilon), que representam 42,6% da produção global.
Como a concentração das lavouras de cafés no mundo está dividida em quatro grandes regiões produtoras, África; Caribe, América Central & México; América do Sul; e Ásia & Oceania, vale destacar nesta análise elaborada para o Observatório do Café um ranking da produção estimada, em ordem decrescente, tendo como referência a safra em tela de 2023-2024.
Assim, verifica-se que a América do Sul, cuja produção foi calculada em 89,3 milhões de sacas, desponta em primeiro lugar neste ranking com aproximadamente 50,2% da produção mundial. E, na sequência, vem a Ásia & Oceania, com a produção estimada em 49,9 milhões de sacas, as quais equivalem a 28%, seguida da África, com 20,1 milhões de sacas (11,3%). E, por fim, na quarta posição, vem o Caribe, América Central & México, região que teve sua safra estimada em 18,7 milhões de sacas de 60kg, volume físico que representa 10,5% da produção mundial.
Tais números em destaque desta análise da performance da cafeicultura mundial, além de várias outras informações de interesse do setor que podem ser livremente acessadas, foram extraídos do Relatório sobre o mercado de Café – Abril 2024, da Organização Internacional do Café – OIC, o qual está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores