Produção de café arábica cairá 20% em 2009

Publicado em 11/12/2008 18:44
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) prevê uma redução de pelo menos 20% na próxima safra de café arábica. A bienalidade (safra grande seguida por outra menor) e a redução no uso de fertilizantes em virtude do alto custo foram os fatores que favoreceram a redução. No caso do robusta, a normalização das chuvas no Espírito Santo nas últimas semanas não foram suficientes para a recuperação das plantas, fato agravado pela redução nos tratos culturais.

Daiana Braga, analista do Cepea/USP, acrescenta que o atraso na colheita do arábica pode ser considerado outro fator que colaborou na redução. "Durante a colheita havia frutos nas árvores e isso pode prejudicar a produtividade". No entanto, afirma que o clima foi favorável durante a florada. Segundo disse, dependendo da queda na produção, os preços poderão ser maiores no próximo ano.

Segundo a COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB), foram colhidas 35,4 milhões de sacas do tipo arábica e 10,5 milhões de sacas em 2008.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta Mercantil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário