Colômbia tem estabilidade no consumo de café e indústria traça estratégia para avançar
![]()
Mundialmente conhecida por abastecer boa parte do mercado de café de qualidade, nos últimos anos a Colômbia também vem investindo em avançar com o consumo da bebida no mercado interno.
Os dados mais recentes da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC) mostram que o consumo no país vizinho se manteve em 2,2 milhões de sacas no último ano, sem apresentar avanço, o que chamou atenção da indústria - que agora busca por alternativas para melhorar os indicadores.
Segundo dados publicados pela Bloomberg Línea mostram que o consumo de café foi de 2,3 milhões de sacas de 60 quilos em 2020 para o volume de 2,2 milhões em 2023, se mantendo estável desde então.
A publicação destacou ainda que o consumo sem grandes variações é uma resposta aos efeitos da inflação. "As famílias colombianas destinaram 10% a mais do seu orçamento alimentar ao café e levaram cerca de quatro unidades a menos para o carrinho de compras até abril", afirmou Germán Bahamón, gerente da Federação dos Cafeicultores da Colômbia (FNC).
Com as crises climáticas afetando a produção de arábica da Colômbia, o país chegou a comprar volumes significativos de café do Brasil. Na época, entre 2021 e 2022, lideranças afirmaram que o café brasileiro estava ajudando a abastecer a indústria interna, o que agora deve ser revertido.
Os números mais recentes da FNC mostraram que a importação de café da Colômbia teve queda de 45% nos últimos meses. Para avançar com o consumo, os colombianos vêm investindo em campanhas online, que buscam educar o consumidor e apoiar o consumo do café 100% colombiano.
0 comentário
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)