Dia Internacional do Café: Anffa celebra produto essencial à economia e à rotina dos brasileiros
Presente na rotina de milhões de consumidores de diversos países, o café brasileiro é referência mundial de qualidade e tem papel essencial na economia, movimentando cadeias produtivas, gerando empregos e fortalecendo a presença do Brasil no mercado internacional. No Dia Internacional do Café, celebrado em 1º de outubro, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) destaca a importância do produto para a sociedade e ressalta a atuação técnica e estratégica dos servidores da carreira na garantia da qualidade e da segurança de um dos principais itens nas exportações do País.
O sucesso do café brasileiro é garantido pela atuação técnica e estratégica dos auditores fiscais federais agropecuários, que asseguram, desde o campo, a qualidade do produto que chega às xícaras dos consumidores. Os auditores impedem a entrada de pragas e doenças que possam comprometer plantações e são responsáveis pela emissão de certificados fitossanitários, exigidos para o embarque do café para diversos países.
Neste ano, a menor disponibilidade do produto e a tarifa de 50% aplicada pelo governo dos Estados Unidos já impactam o desempenho das exportações, que somaram 25,323 milhões de sacas entre janeiro e agosto, queda de 20,9% em relação ao mesmo período de 2024, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Cerca de 80% desse volume é embarcado no Porto de Santos e segue para o mercado internacional.
O presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo Macedo, reforça a importância do café para o Brasil e para os brasileiros. “O café não é apenas um produto agrícola, ele faz parte do dia a dia de milhões de pessoas e é essencial para a economia nacional. O trabalho dos auditores fiscais agropecuários garante a qualidade e a segurança do produto, permitindo que o Brasil mantenha a confiança de seus parceiros internacionais e continue abastecendo a rotina do cafezinho dos brasileiros. Essa atuação estratégica é fundamental para o desenvolvimento sustentável do setor e para a proteção da nossa produção".
O Anffa Sindical reforça seu compromisso com a excelência técnica e a defesa da carreira, reconhecendo a importância do trabalho da categoria para a segurança dos alimentos, a proteção das cadeias produtivas e o fortalecimento da economia nacional. No Dia Internacional do Café, a entidade celebra a dedicação dos profissionais, cujo trabalho estratégico assegura que produtos essenciais, como o café, cheguem com qualidade e segurança ao mercado interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e para o cotidiano dos brasileiros.
0 comentário
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025
Ministro Fávaro recebe setor cafeeiro para alinhar estratégias de promoção internacional e financiamento da atividade