Produtores e pesquisadores discutem técnicas de irrigação do café em Araguari/MG

Publicado em 22/03/2010 13:44 580 exibições

Araguari, cidade mineira precursora da irrigação de café, vai sediar a Feira de Cafeicultura IrrigadaFenicafé 2010, a partir desta quarta-feira (24). O objetivo é divulgar os resultados de pesquisas para o incremento da produtividade e da qualidade do café do Cerrado Mineiro, técnicas de irrigação na cafeicultura e o lançamento de novos produtos e equipamentos. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será representado pelo diretor do Departamento de Café, Lucas Ferreira.

A Fenicafé conta com apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), por meio de convênio celebrado entre o Mapa e a Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA). Paralelamente, serão realizados o 15º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a 13ª Feira de Irrigação em Café do Brasil e o 12º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

O Cerrado, que compreende as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e noroeste de Minas Gerais, respondeu, na safra 2009, por 3,85 milhões de sacas de 60 quilos de café arábica. A produtividade da região foi de 24,26 sacas/ha, em área de mais de 159 mil hectares. Minas, o maior produtor, atingiu 19,8 milhões de sacas, com média de 19,87 sacas/ha, em área de um milhão de hectares. A safra brasileira do café arábica ficou em 28,86 milhões de sacas, com rendimento de 18,86 sacas/ha.

A Fenicafé, que vai até sexta-feira (26), conta também com o apoio do Núcleo de Cafeicultura Irrigada da Embrapa Café. (Sophia Gebrim)

 

Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário