Produtores e pesquisadores discutem técnicas de irrigação do café em Araguari/MG

Publicado em 22/03/2010 13:44

Araguari, cidade mineira precursora da irrigação de café, vai sediar a Feira de Cafeicultura IrrigadaFenicafé 2010, a partir desta quarta-feira (24). O objetivo é divulgar os resultados de pesquisas para o incremento da produtividade e da qualidade do café do Cerrado Mineiro, técnicas de irrigação na cafeicultura e o lançamento de novos produtos e equipamentos. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será representado pelo diretor do Departamento de Café, Lucas Ferreira.

A Fenicafé conta com apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), por meio de convênio celebrado entre o Mapa e a Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA). Paralelamente, serão realizados o 15º Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a 13ª Feira de Irrigação em Café do Brasil e o 12º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.

O Cerrado, que compreende as regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e noroeste de Minas Gerais, respondeu, na safra 2009, por 3,85 milhões de sacas de 60 quilos de café arábica. A produtividade da região foi de 24,26 sacas/ha, em área de mais de 159 mil hectares. Minas, o maior produtor, atingiu 19,8 milhões de sacas, com média de 19,87 sacas/ha, em área de um milhão de hectares. A safra brasileira do café arábica ficou em 28,86 milhões de sacas, com rendimento de 18,86 sacas/ha.

A Fenicafé, que vai até sexta-feira (26), conta também com o apoio do Núcleo de Cafeicultura Irrigada da Embrapa Café. (Sophia Gebrim)

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário