INTERNACIONAL: Tempestade na Guatemala reflete nos preços do café, que avançam
A tempestade atingiu outros países do continente e deslizamentos de terra e enchentes já deixaram muitas pessoas mortas, feridas e desaparecidas. Pontes caíram e bloquearam o acesso de alguns cafeicultores no oeste da Guatemala, disse Lucrecia Rodriguez, representante do grupo Anacafé.
Por conta da comunicação precária com que a capital guatemalteca conta no momento, ainda não é possível precisar o nível do prejuízo que a nação enfrenta em suas áreas rurais, principalmente nos cafezais. A única certeza que os produtores têm é de que a alta umidade pode causar um fungo nas plantas.
Com informações da Bloomberg
Tradução: Carla Mendes
1 comentário
Especialista em pós-colheita e qualidade, Giselle Abreu lança livro infantojuvenil sobre café
Mercado cafeeiro fecha sessão com queda de 3,41% após dia de ajustes técnicos nas bolsas de NY e Londres
Café testa os dois lados da tabela nesta 6ª feira (06) na Bolsa de NY
Café: vencimentos futuros apresentam baixa de 0,72% nesta 6ª feira (06)
Exportações mundiais de café verde sobem 10,6% em 2023/24, diz ICO
Preços do café se estabilizaram mistos nas bolsas de NY e Londres durante esta 5ª feira (05)
amarildo josé sartóri vargem alta - ES
Amigo João Batista, nós cafeicultores e agricultores em geral, lamentamos o sofrimento que o povo da Guatemala está passando, reflexo das tempestades que assolam aquele país. Nossa solidariedade é por reconhecer que a dura arte de cultivar a terra é igual em qualquer parte deste planeta. Lá, o excesso de água, enxurradas, deslizamentos e suas consequências, estão destruindo as plantações e corroendo a renda daqueles bravos lutadores. Aqui, além dos fatores climáticos, a falta de uma política verdadeira em defesa do produtor, a especulação e o oportunismo, há muito vem soterrando nossos cafezais, arrastando para baixo a rentabilidade que poderíamos ter e sustentar nossa atividade.
Amarildo Sartóri Vargem Alta-ES