Chuva de granizo prejudica lavouras de café em MG

Publicado em 14/07/2010 13:15
Pedras de granizo atingiram grãos que estavam no ponto de colheita. Para produtor, sacas de café serão vendidas por preço abaixo do mercado.

Uma chuva de granizo que atingiu o sul de Minas Gerais, nos últimos dias, causou prejuízo para os produtores rurais. As lavouras de café foram as mais atingidas.


No sítio do agricultor Júlio César Ricci, na zona rural de Botelhos (MG), a enxurrada levou parte do café que secava no terreiro.

No Instituto Federal de Educação de Muzambinho (MG), que também registrou estragos na lavoura de café, quase 24 horas depois ainda era possível ver grossas camadas de gelo. As pedras de granizo atingiram os grãos que estavam no ponto de colheita.

“Trinta por cento [dos grãos] saiu da árvore e está no chão misturado com os grãos que já haviam caído. Esse café caiu no chão e não dá mais qualidade de exportação”, diz Celso Spaggiari, professor do instituto.

O agricultor Sérgio Rocha Santos enfrenta o mesmo problema. Na fazenda de 70 hectares os grãos de café também caíram dos pés. O produtor acredita que cerca de 400 sacas de café serão vendidas por um preço abaixo do mercado.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Fernando Souza Barros São Paulo - SP

    Prezados companheiros

    Estes são os riscos de uma lavoura de café,por isto recomendamos cautela na venda da safra em curso,pois aqueles que já venderam seu café o ano passado para entregar agora estão correndo este risco,portanto as vendas

    do produto colhido devem ser diluidas e enquanto não tiver florada,chuva e se verificar a pega do chumbinho,nem pensar em venda e muito menos troca para o ano que vem pois teremos preços firmes por um bom periodo de tempo! Para ajudar cobrem o financiamento de R$261,00 por saca a juros de 6,75% ao ano para estocagem do produto,junto aos Bancos e as Cooperativas e com isto mandarem no preço do produto,pois ele está muito procurado e a velocidade da entrada tem que ser lenta no mercado o que dará mais firmeza ainda!! Abraço e boa sorte.

    0