Cafeicultores substituem a adubação química

Publicado em 09/08/2010 07:25
A produtora Izabel Cristina Fernandes da Silva, do município de Monsenhor Paulo, no Sul de Minas Gerais, espera colher 200 sacas de 60 quilos de café, o dobro de outras épocas. Além da quantidade elevada, a qualidade também está melhor.

O bom resultado pode ser explicado pela adubação, que na fazenda da Izabel é feita com uma mistura de esterco de galinha, borra de café e bagaço de cana. É a compostagem orgânica que, além de mais barata, ajuda a proteger o meio ambiente.

"Você está colocando produtos que são praticamente componentes da parte agrícola. São restos de borra de café, casca de pinos, matérias que pertencem à natureza", diz o engenheiro agrônomo da Emater Donizetti Couto.

Ao contrário do adubo químico, que precisa ser aplicado três vezes ao ano, a adubação orgânica deve ser feita uma única vez, logo depois da colheita. E o agricultor tem maior flexibilidade para mexer na lavoura: " A gente pode mexer quando faz sol e não somente quando faz chuva", diz o trabalhador rural Marco José Ribeiro.

As ruas de café não podem ser capinadas porque a vegetação mantém a umidade da terra. Para monitorar a lavoura, amostras do solo e das folhas são analisadas a cada três meses, no laboratório da Fundação Procafé, em Varginha.

"Como varia bastante o que está sendo disponibilizado no solo, até no caso da adubação orgânica, a importância dessas análises é saber o que está sendo disponibilizado para a planta. Então, é possível acudir a planta antes de ter um prejuízo na colheita", explica o engenheiro agrônomo da Procafé, Leonardo Bíscaro.

O produtor Juscelino Mendes cultiva o adubo orgânico em sua fazenda. O composto já é usado pelo terceiro ano nos 45 mil pés de café. O custo com a adubação caiu de R$12 mil para R$3 mil: "Eu consegui economizar 80% do químico. Esse é o meu lucro porque hoje é preciso cortar as despesas, então eu decidi cortar as despesas na adubação".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
EPTV

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário