Café alcança maior valor desde 1977 no mercado internacional

Publicado em 09/03/2011 14:31 722 exibições
Os preços médios do café no mercado internacional, medidos pela Organização Internacional do Café (OIC) atingiram em fevereiro o nível mais alto desde 1977.

No mês passado, o indicador de preços da entidade fechou a um valor médio de US$ 2,1603 por libra-peso, uma valorização de 9,5% em comparação ao já elevado preço de janeiro deste ano.

O desempenho supera em 75,1% o valor médio registrado pela OIC em fevereiro do ano passado, quando os preços do café alcançaram US$ 1,2337 por libra-peso no mercado internacional.

Em comunicado, a OIC atribui a valorização aos fundamentos do mercado que ainda seguem favoráveis à evolução dos preços.

Nem mesmo o aumento da oferta no Brasil na safra 2010/11 tem sido suficiente para evitar novas valorizações do mercado, diante da baixa disponibilidade de café arábica no mercado internacional e ao aumento do consumo, em especial no Brasil.

“Ao mesmo tempo, os atuais níveis de preços não incentivam os países produtores a manter seus estoques. Notadamente, o Vietnã continua a exportar para aproveitar os elevados patamares de preços”, informa a OIC.

Tags:
Fonte:
Valor Econômico

0 comentário