Colheita do café começa no sul de Minas Gerais

Publicado em 28/04/2011 08:22
O produtor está bastante otimista com a valorização no preço. Na lavoura, os apanhadores também estão com boas expectativas.
Apesar da região ser montanhosa, onde a topografia ajuda a colheitadeira já está trabalhando. “Cerca de 80% do café está pronto para ser colhido. Quanto mais rápido a gente colher, mais qualidade vai ter o produto”, diz o produtor Braulino Miranda.

A produção este ano deve ser 12% menor que em 2010. Isso por causa da bienalidade da planta, que produz mais em um ano, menos em outro. Com isso, os cafeicultores estão otimistas e esperam que os preços se mantenham.

Na fazenda administrada por Lucas de Oliveira, o terreiro já está recebendo o café despolpado para secagem. Na lavoura, os apanhadores também estão com boas expectativas.

Minas Gerais é o maior estado produtor e deve colher de 20 a 22 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento. O sul de Minas é responsável por quase metade desta produção.

Archimedes Coli Neto, presidente do Centro de Comércio do Café, conta que os estoques nas cooperativas da região estão baixos, o menor dos últimos anos. "O café que começou a ser colhido agora ainda não está sendo vendido, o mercado está lento. A safra começou agora e os primeiros lotes não foram bons, porque os grãos foram colhidos verdes. O produtor tem que tomar cuidado com a qualidade, o mundo demanda excelente qualidade e quem assim fizer vai ser bem remunerado".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário