Colheita do café conilon está no fim no ES

Publicado em 10/08/2011 08:05 233 exibições
Depois da chuva a paisagem mudou, o principal produto agrícola da região ganhou pétalas brancas.

Se para nós a florada do café encanta pela beleza, para o produtor, a quantidade de flores é a esperança de uma boa safra no ano que vem. E é justamente nesta época que o agricultor deve investir em tratos culturais na lavoura. “Irrigar, adubar, pulverizar, fazer adubação foliar para a planta ficar forte e segurar a flor são alguns procedimentos recomendados”, explica o produtor rural Marcos Tessarolo.

Em Rio Bananal, no norte do Espírito Santo, as primeiras flores do café já desabrocharam. Em todo o município são cerca de 15,8 mil hectares plantados com café.

Mesmo com os ramos cheios, o café ainda deve florar mais duas vezes. O período da floração começou agora e vai até o mês de outubro. Quando a flor cai, é possível ver os pontinhos amarelos menores que um grão de arroz: é o café que já começa a se formar.

Em uma lavoura toda florida, o café vai produzir pela primeira vez no ano que vem. Na propriedade de Moacir Savernini são mais de 80 mil pés. O produtor garante que olhar a planta bonita é de alegrar qualquer um. “É só olhar e adubar, que está garantida a colheita”, diz. Uma boa florada indica que a produção deve ser boa.

Tags:
Fonte:
G1

0 comentário