Café 2011/12: Agência Safras estima colheita em 92%

Publicado em 24/08/2011 15:44 562 exibições
"Com uma cara muito boa, o mercado de café avança bem refletindo temores no abastecimento, insegurança climática”, explica Gil Barabach, analista sênior da consultoria Safras & Mercado.
A colheita de café da safra brasileira 2011/12 está em 92% do total a ser produzido, até 17 de agosto. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. A colheita está adiantada em relação a igual período do ano passado, quando 87% da safra 2010/11 estava colhida. Na semana anterior a colheita estava em 88%.

Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2011/12, de 47,7 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 43,75 milhões de sacas (92%).

"Com uma cara muito boa, o mercado de café avança bem refletindo temores no abastecimento, insegurança climática e a forte retranca vendedora. Depois do susto financeiro, parece que o café resolveu mesmo assumir uma direção e subir. A geada do começo de agosto no Sul de Minas, embora ainda com informações desencontradas em relação a sua extensão, serviu de apoio para esse avanço", avalia o analista de SAFRAS, Gil Barabach.

Segundo o analista, independente do tamanho dos estragos que possa ter causado, o frio intenso serviu para relembrar aos envolvidos o panorama de aperto no mercado mundial de café. "E a partir daí os fundamentos e os cenários foram revisitados, trazendo a realidade do abastecimento de novo à tona. E os baixos estoques fazem com que pequenas quedas na produção tenham um efeito amplificado no mercado", conclui.

Tags:
Fonte:
Agência Safras

0 comentário