Carne suína: exportações mineiras aumentam 84% em 2012

Publicado em 12/03/2012 15:58
Setor começa a se beneficiar da abertura do mercado chinês
Apesar da crise mundial, as exportações mineiras de carne suína continuam em expansão. As vendas do produto, no primeiro bimestre de 2012, possibilitaram uma receita da ordem de US$ 11,5 milhões, cifra 84% superior à registrada em idêntico período do ano passado. No Brasil, as exportações da suinocultura movimentaram US$ 190,8 milhões, registrando uma retração de 0,2%.

Os números foram divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e analisados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Para o superintendente de Política e Economia Agrícola, João Ricardo Albanez, a suinocultura foi beneficiada em 2011 pela forte valorização das commodities nos maiores mercados de destino dos produtos mineiros, e agora o setor começa a obter resultados com as vendas para a China. Há também o reforço de vendas para Hong Kong.

“A soma desses fatores possibilitou à suinocultura responder por cerca de 11% nas exportações do segmento carnes de Minas este ano”, acrescenta Albanez. “O fator que mais contribuiu para o aumento das exportações mineiras de carne suína nos dois primeiros meses deste ano foi a expansão dos embarques para 4,6 mil toneladas, um volume 93,4% superior ao acumulado dos dois primeiros meses de 2011”, explica Albanez.

Aumento sustentável

O presidente da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg), João Bosco Martins de Abreu, considera que “o aumento das exportações do setor é sustentável”. Ele diz que é possível expandir ainda mais vendas a partir de abril com a adesão de um número maior de clientes no mercado chinês. Segundo as análises de especialistas da suinocultura, embora exista atualmente o impacto da crise internacional, a tendência é de melhoria dos resultados para o conjunto das exportações do agronegócio brasileiro. “Teremos expansão de crescimento e das cotações no exterior”, prevê o dirigente.

De acordo com Abreu, os suinocultores mineiros estão investindo no aumento da produção com base nas expectativas positivas. Segundo dados da Asemg, a produção das granjas mineiras em 2011 foi de 450 mil toneladas, volume que deve ser mantido este ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Sec. Agricultura de MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário