Carnes: Mendes Ribeiro e Enio Marques vão à Rússia buscar fim do embargo

Publicado em 22/03/2012 11:31
Um dos compromissos mais importantes da viagem à Europa do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, na próxima semana, será a discussão dos últimos entraves para acabar com oembargo russo à carne brasileira. Mendes se reunirá com a ministra da
Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, no dia 30 de março, com o objetivo de apresentar o perfeito cumprimento das normas sanitárias exigidas pelas autoridades russas nos frigoríficos do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso para a retomada imediata da comercialização.

"Já recebi a confirmação da liberação de uma planta e da audiência com a ministra na próxima semana. Ação não vai faltar por parte do governo. Acredito que 2012 será o ano da suinocultura e do milho também", declarou durante uma reunião com lideranças políticas e produtivas do Paraná, nessa quarta-feira, 21 de março.

Para agilizar a negociação e tentar resolver as pendências técnicas que ainda barram o comércio de carnes dos três estados com a Rússia, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Marques, chegará à Moscou dois dias antes de Mendes. Ele realizará as primeiras reuniões com as autoridades daquele país e deverá definir os últimos detalhes da missão russa que visitará as plantas brasileiras em breve.

Segundo Mendes, a viagem à Europa reforçará as políticas de expansão comercial que o Ministério vem adotando nos últimos tempos. Além da recente autorização de venda de carne suína para o mercado norte-americano, as tratativas de ampliação com a China e de abertura do Japão, afirma ele, estão bastante avançadas. Antes de cumprir agenda na Rússia, o ministro participará de encontros na Albânia, Hungria e Inglaterra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário