Arábia Saudita suspende as importações de carne bovina do Brasil

Publicado em 19/05/2014 12:07 1052 exibições

A Arábia Saudita suspendeu as importações de carne bovina do Brasil após um caso da doença da "vaca louca" no país, informou o Ministério da Agricultura, nesta segunda-feira (19). O comunicado foi divulgado pela agência oficial de notícias Spa.

A medida é decorrente do alerta emitido pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) sobre um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB, sigla em inglês), registrado no Estado do Mato Grosso. Segundo informações do Mapa (Ministério de Agricultura e Pecuária), o caso foi detectado em uma verificação de rotina em um matadouro no estado, em um animal com 12 anos e que foi sacrificado no dia 19 de março devido à sua idade avançada.

A Arábia Saudita tem grande importância nas compras da carne brasileira. Outros países como Peru, Irã e Egito também suspenderam as compras da carne do MT, em função do episódio. Inclusive, nesta semana, técnicos do Mapa irão visitar o Peru e o Irão e prestar esclarecimentos sobre a qualidade da produção de carne bovina e da condição fitossanitária do país.

No final de 2012 e início de 2013, alguns países, como Japão, China, Taiwan, África do Sul, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Peru, também suspenderam a importação da carne do Brasil depois de um caso de vaca louca atípico ser detectado em um animal morto em 2010 no Paraná. Testes realizados depois indicaram que o animal não tinha morrido de Encefalopatia Espongiforme Bovina.

Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário