Embarques de carne in natura para EUA iniciam em 90 dias

Publicado em 01/08/2016 07:25

As exportações de carne bovina in natura para os Estados Unidos devem iniciar em 90 dias, após finalização dos trâmites administrativos realizados pelas autoridades dos Ministérios da Agricultura e Pecuária do Brasil e do país norte-americano. As negociações entre os dois países para carne fresca e congelada ocorrem há 15 anos. A expectativa diante o acordo sanitário é aumentar em até US$ 900 milhões os embarques de carne fresca e congelada.

A informação é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, que encerra nesta sexta-feira, 29 de julho, uma missão aos Estados Unidos para a abertura de mercado para a carne bovina brasileira.

Na última quinta-feira, 28 de julho, Maggi e representantes do Ministério brasileiro e da classe empresarial participaram do IX Comitê Consultivo Agrícola entre Brasil e Estados Unidos. A reunião ocorreu em Washington e na ocasião discutiu-se temas de interesse bilateral da agricultura. 

No encontro em Washington os dois países comunicaram, ainda, a conclusão dos procedimentos técnicos para a abertura dos mercados brasileiros e norte-americano de carne “in natura”.

As avaliações do reconhecimento do controle oficial de ambos sistemas de inspeção foram concluídas pelos serviços sanitários dos dois países. Ficou acertada a modalidade de habilitação “pré-listing”, onde tanto o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quanto o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) poderão indicar lista de estabelecimentos para a exportação. Entretanto, poderão embarcar carne bovina apenas os frigoríficos que estiverem com todos os requisitos estabelecidos na certificação acordada entre os dois países.

Leia a notícia na íntegra no site Olhar Direto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Olhar Direto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário