Operação Carne Fraca: Veja as notas oficiais de instituições do setor

Publicado em 20/03/2017 09:07

Nota oficial da Faesc       

 Em face da “Operação Carne Fraca”, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) vem a púbico para condenar veementemente as ações criminosas praticadas por funcionários de alguns dos maiores frigoríficos do País mancomunados com fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura.

A venda e o uso de carnes sem as condições adequadas de consumo humano no processamento de produtos industrializados é um crime contra a saúde pública que deve ser rigorosamente apurado e, seus autores, penalizados.

Essa conduta ilícita causa prejuízos à imagem do Brasil e pode criar embaraços junto aos mercados mundiais duramente conquistados nas últimas décadas através de esforços dos produtores rurais e das agroindústrias.

A FAESC entende que Santa Catarina e o Brasil possuem as mais avançadas cadeias produtivas de carnes, com base numa agropecuária sustentável e uma indústria moderna. Os crimes investigados pela Polícia Federal representam uma excepcionalidade que deve ser reprimida com a força da lei.

 A FAESC lamenta que os produtores rurais, cuja contribuição ao desenvolvimento nacional é imensa, possam ser prejudicados com esses atos criminosos, justamente eles que geram emprego, renda e alimentos de qualidade para a população.

Confiamos na ação dos órgãos competentes para a elucidação dos fatos e a adoção de medidas para que nunca mais se repitam.

Florianópolis, 17 de março de 2017.

José Zeferino Pedrozo
Presidente

NOTA À IMPRENSA da ACRIMAT

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) manifesta apoio total e irrestrito à “Operação Carne Fraca”, deflagrada nesta sexta-feira (17) pela Polícia Federal para combater crimes que colocam em risco a saúde dos consumidores.

A Acrimat defende a apuração de todos os fatos e a devida punição aos envolvidos no sistema de corrupção investigado. A garantia da qualidade e a segurança alimentar dos consumidores dependem de ações como esta, que visam impedir a comercialização de produtos que colocam em risco a saúde das pessoas.

O Brasil é um dos principais produtores de proteína animal e responsável pela alimentação da população mundial devido aos critérios de segurança e sanidade animal adotados no país e reconhecidos internacionalmente.

Reafirmamos nossa confiança no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e no quadro de fiscais agropecuários comprometidos com o Brasil e com a população brasileira.

ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE MATO GROSSO - ACRIMAT

Nota Oficial da ABCZ

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vem a público emitir total apoio à ação da Polícia Federal que investiga o envolvimento de algumas empresas com esquema de venda ilegal de carnes. Defendemos rígido processo de apuração e, mediante comprovação, punição severa apropriada à gravidade da situação.

Lamentamos a existência dessas denúncias e de possível atuação irresponsável de grupos isolados de representantes da indústria frigorífica e de fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura. Essas acusações contrariam todo o esforço da nossa classe de produtores rurais que segue rígidas normas de segurança para a produção de carne bovina.

Dentro da porteira, nosso trabalho tem sido incansável em busca de um produto final de qualidade para o consumidor. A ABCZ e seus associados levantam a bandeira do melhoramento genético, estimulando investimento em tecnologias para a produção de animais superiores e precoces, levando assim carne de alto padrão ao mercado interno e externo, este já representado por mais de 130 países.  

Uma credibilidade construída há décadas e reconhecida internacionalmente, que não pode ser comprometida pela irresponsabilidade de uma divulgação generalizada de informações à população.  Reiteramos nossa confiança na atuação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e nos produtores brasileiros e acreditamos que essa ação da PF vai incentivar a modernização da fiscalização do processo frigorífico, acompanhando os avanços que há tempos já fazemos no campo. E assim, respaldando e promovendo essa garantia de que a carne brasileira é, indiscutivelmente, muito segura.

Nota oficial da FPA

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) vem a público para reiterar sua confiança no setor brasileiro de proteína animal, mas solidariza-se e apoia a ação da Polícia Federal que mostrou irregularidades no controle sanitário das carnes comercializadas nos mercados interno e externo. É preciso, porém, que o Executivo seja enérgico em punir os responsáveis por práticas como essa que se verifica agora, não devendo compactuar em hipótese alguma com qualquer desvio de conduta.

A FPA lembra que os rebanhos bovino, suíno e de aves são rigorosamente fiscalizados com eficiente controle sanitário reconhecido no mundo inteiro. É conveniente esclarecer ainda que as leis ambientais e sanitárias brasileiras são as mais rigorosas desde a criação dos animais até o produto final nas gôndolas dos supermercados. Esclarece ainda que o procedimento de 33 fiscais não deve comprometer o trabalho de 3 mil servidores do Ministério da Agricultura. Isso sem contar os profissionais dos próprios frigoríficos que atendem aos mercados interno e externo. Infelizmente, não estamos livres de fatos isolados como esse ocorrido no Paraná.

Diante desse desagradável cenário, é intenção da FPA, integrada por diversos partidos, debater esse assunto em uma audiência pública com representantes do segmento e da sociedade civil no Congresso Nacional. Dessas discussões poderá resultar um novo modelo de controle sanitário em nosso país. Nesse sentido, podemos buscar modelos eficientes já adotados em outros países com vistas a aperfeiçoar o controle sanitário dos alimentos.

Deputado Nilson Leitão
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)

Nota Oficial da Associação Brasileira de Angus: A Carne do Brasil é Forte

Em que pese a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal nos últimos dias, a Associação Brasileira de Angus vem a público manifestar sua confiança em relação à pecuária nacional e ao comprometimento com a produção de um alimento de qualidade. Desta forma, declara seu apoio integral ao rígido controle dos processos junto às indústrias frigoríficas brasileiras. A apuração dos fatos ocorridos e a punição dos responsáveis devem ser prioridades de forma a extirpar do segmento produtivo aqueles que não estejam dispostos a atender às exigências da legislação sanitária nem demonstrem preocupação com a saúde e bem-estar dos consumidores. A ação supostamente inadequada desses agentes, por mais inexpressiva que seja frente à produção total nacional, impõe desequilíbrio ao mercado e penaliza todo um segmento que trabalha com seriedade pela qualificação da pecuária nacional.
 
Detentora do maior programa de carne taurina do país, a Angus esclarece que todos os cortes produzidos pelo Programa Carne Angus Certificada e, portanto, que carregam seu selo no rótulo, recebem, além da fiscalização oficial, a chancela extra dos técnicos da entidade. Ou seja, a carne Angus passa por um controle meticuloso que prevê a ação de fiscais próprios em cada uma das plantas frigoríficas parceiras. Importante lembrar também que o sistema é auditado pela certificada alemã Tüv Rheinland, o que permite acesso aos mais exigentes mercado do mundo.
 
Todos os cuidados adotados pela Associação Brasileira de Angus para com os cortes que leva ao mercado reproduzem um de seus pressupostos básicos: a excelência. Seja no campo por meio dos melhores animais e acabamento primoroso das carcaças, seja nos frigoríficos com corte e maturação perfeitos, a produção Angus traz consigo mais de cem anos de história. Uma trajetória de compromisso de sempre levar a melhor carne à mesa.

Nota oficial das Indústrias da Carne SC

O Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (SINDICARNE) e a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), em face da deflagração da “Operação Carne Fraca”, vem a público para manifestar:

A indústria brasileira de carne e, em especial, a indústria catarinense, atingiram nas últimas décadas um elevado nível de segurança e qualidade em sua operação, condição internacionalmente admirada e reconhecida.

Os padrões de biosseguridade, os avanços genéticos e a atenção extrema à sanidade e ao manejo fizeram da nossa produção agropecuária uma das mais seguras de todas as cadeias produtivas, graças ao empenho e profissionalização dos produtores rurais e aos pesados, intensos e contínuos investimentos das agroindústrias.

As indústrias brasileiras e catarinenses de carnes, notadamente as de aves e suínos, adotam o que há de mais avançado em máquinas, equipamentos, processos e recursos tecnológicos, assegurando alimentos cárneos confiáveis e de alta qualidade.

Por outro lado, sistemas de controle de qualidade das próprias indústrias e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) eliminam a possibilidade de erros ou de não-conformidades.

Essas características permitiram à agroindústria brasileira e catarinense exportar carne para mais de 160 países, entre eles, os mais exigentes do planeta em termos de qualidade e sanidade.

É necessário compreender a dimensão, a complexidade e o elevado grau de desenvolvimento desse importante setor da indústria nacional para considerar que os fatos apurados pela Polícia Federal são isolados e representam lamentáveis exceções dentro da cadeia produtiva.

O compromisso supremo das indústrias de alimentação é a oferta de proteína segura e de qualidade para a nutrição das pessoas e das famílias. Por isso, o SINDICARNE e a ACAV defendem a rigorosa apuração dos fatos e a exemplar punição daqueles que atuaram fora dos padrões exigidos.

Jamais pactuaremos com o erro e a omissão. Nosso compromisso é com a segurança alimentar da população.

Florianópolis, 17 de março de 2017.

Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (SINDICARNE)
Associação Catarinense de Avicultura (ACAV)

Nota Oficial ABCS

A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), representante dos produtores e membro do agronegócio brasileiro afirma a qualidade e a excelência dos nossos produtos. Somos o maior exportador de carne bovina e de aves e o 4o de carne suína do mundo, a qualidade do produto entregue na mesa do consumidor e nos mais de 150 países que importam nossas carnes é comprovada. Este espaço conquistado é resultado de uma produção a custo competitivo e de alto padrão de qualidade, garantidos com a dedicação e cuidados dos produtores rurais, do investimento em tecnologia de ponta nos frigoríficos e de rígidos controles e auditorias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Estamos passando por uma crise política e ética no nosso país, porém este processo está revelando instituições sólidas e empenhadas em combater agentes corruptos e esclarecer os fatos à população. As ações da Polícia Federal são um exemplo claro da renovação pela qual passa o Brasil.

Defendemos que todos os envolvidos em processos ilícitos de qualquer natureza devam ser afastados, investigados e responsabilizados. Não podemos admitir que estas pessoas prejudiquem o trabalho e o esforço de milhares de suinocultores e de quase 1 milhão de trabalhadores que de maneira direta ou indireta sobrevivem da atividade.

A ABCS não tem dúvidas sobre a qualidade da carne suína produzida no país, confia no MAPA para atestar tais atributos e garante que os suinocultores e agroindústrias brasileiras vão continuar fazendo seu melhor para abastecer o mundo com uma carne saborosa, saudável e segura. Incentivamos o consumo da carne suína no Brasil por acreditar na qualidade do nosso produto e vamos continuar defendendo a proteína entre os brasileiros.

Convocamos toda a cadeia para reafirmar a qualidade do nosso produto. Somos um país produtor em sua essência e acreditamos na segurança dos nossos processos para levar diariamente o que há de melhor para a mesa dos brasileiros. Vamos superar este momento de dificuldade unidos e continuar fazendo nosso trabalho com o mesmo orgulho, empenho e dedicação que nos tornou reconhecidos mundialmente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário