Carne brasileira em portos na China deve ficar retida até segunda ordem

Publicado em 20/03/2017 15:51

A China, segundo maior importador de carnes brasileiras no mundo, deve suspender temporariamente os carregamentos que desembarcam no país. O governo brasileiro foi comunicado oficialmente pela China que o país asiático não desembarcará as carnes importadas do Brasil, até receber as informações requeridas sobre a Operação Carne Fraca, divulgada pela Polícia Federal na última sexta-feira. A ideia é que os contêineres que cheguem aos portos chineses sejam retidos até segunda ordem. A informação foi confirmada ao GLOBO por um integrante do Ministério da Agricultura em Brasília. Há quem diga que este é um sinal de que a restrição pode ter curta duração. Por enquanto, avalia-se que o custo de uma suspensão formal seja alto para os dois lados.

O Ministério da Agricultura divulgou nota oficial no início da tarde confirmando que a China pediu ao governo brasileiro explicações sobre a Operação Carne Fraca. "O Brasil dará todos os esclarecimentos aos chineses o mais rápido possível", diz um comunicado divulgado há pouco pelo ministério. "Até receber as informações, a China não desembarcará as carnes importadas do Brasil", diz o texto.

O que houve, segundo o ministério, foi um comunicado do governo chinês informando que o desembaraço aduaneiro de 65 autorizações que chegaram aos portos daquele país ficará paralisado até que todas as perguntas enviadas ao governo brasileiro sejam esclarecidas.

Nesta segunda-feira, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, terá uma videoconferência com autoridades chinesas para prestar esclarecimentos.

Leia a notícia na íntegra no site O Globo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Globo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário