Sem frear importações, governo da Argentina aumentará controle sobre carne brasileira

Publicado em 22/03/2017 09:15

O governo argentino não irá frear as importações, mas aumentará o controle sanitário em relação aos produtos cárnicos importados do Brasil.

A informação veio do Ministério de Agroindústria do país e do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) em um comunicado. Em 2016, o Brasil vendeu para a Argentina 13.858 toneladas de carne suína fresca, 199% a mais do que em 2015. Em janeiro deste ano, foram 1302 toneladas vendidas, um aumento de 109% em relação ao mesmo mês de 2016.

No setor de produtos de carne bovina, o Brasil exportou 1282 toneladas para a Argentina no ano passado, 19% a menos do que em 2015. Já de frango, foram 4976 toneladas importadas, 743% a mais do que em 2015.

"O Senasa implementou desde 2000 um sistema de monitoramento e controle de inocuidade e qualidade dos alimentos. Diante dessa situação, o organismo dispôs incrementar ainda mais os habituais controles de todas as mercadorias do complexo carne provenientes do Brasil", disse o Ministério.

Dos 21 estabelecimentos envolvidos na operação Carne Fraca, da Polícia Federal brasileira, apenas um exporta para a Argentina. Se trata do Frigorífico Larissa, que nos últimos dois meses enviou 200 toneladas de carne suína para o país.

Segundo o presidente do Senasa, Jorge Dillon, as análises físico-químicas e de bactereologia realizadas nos últimos meses em relação a essa frigoríficos foram negativas. Não obstante, ele indicou que verá se há carne nas câmaras dos importadores para realizar novas amostras.

O Ministério também considerou "prudente" que o Brasil tenha decidido "autoexcluir do comércio internacional os estabelecimentos investigados".

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário