Carne bovina: Auditores da União Européia terminam visita a Minas Gerais

Publicado em 16/03/2010 09:54 436 exibições
O relatório final deve ser apresentado ao governo brasileiro em um prazo de 30 dias
A visita da missão técnica da União Européia (UE), que esteve em Minas Gerais para verificar o sistema de rastreabilidade do rebanho bovino mineiro, plantas frigoríficas e propriedades rurais aptas para fornecer bovinos para exportação, terminou na última sexta-feira (12). A missão técnica, composta por três técnicos-auditores do FoodVeterinary Office (FVO), foi acompanhada por servidores da Gerência de Defesa Animal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e das áreas de inspeção e defesa sanitária animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os auditores chegaram ao estado no dia 10 quando vistoriaram uma propriedade de gado confinado no município de Uberlândia. No dia seguinte (11), seguiram para um frigorífico de exportação em Ituiutaba (Triângulo Mineiro). No dia 12, visitaram uma propriedade apta a fornecer animais para exportação no município de Serra do Salitre, na região do Alto Paranaíba.

Um dos principais objetivos dos auditores europeus foi checar o cumprimento das regras do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov). Além disso, verificaram o trânsito de animais em Minas - saída de propriedades rurais até o frigorífico para abate.

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, embora os europeus não façam nenhum tipo de comentário antes do envio do relatório final, os trabalhos realizados em Minas Gerais podem ser considerados de ótima qualidade. Os europeus retornaram para Brasília e se reuniram, no dia 13, com os membros do Mapa para fazer uma avaliação prévia sobre o relatório final da auditoria.
Tags:
Fonte:
Portal DBO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário