Brasil prepara missão para negociar carne na Ásia

Publicado em 03/08/2010 11:46
Autoridades sanitárias brasileiras pretendem ir à Ásia em setembro negociar abertura de mercados para carnes.

 Entre os focos está a Coreia do Sul, importador do frango brasileiro, e que só compra cortes bovinos e suínos de zonas livres de aftosa sem vacinação. Na sexta-feira, missão comercial que avaliava investimentos no país esteve com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, na Ubabef e em um frigorífico. Um dos assuntos tratados com Jardim foi a facilitação de comércio pecuário. Apesar dos exportadores de suínos estarem entre os maiores interessados, o presidente da Abipecs, Pedro Camargo Neto, disse que ficou sabendo pela imprensa da missão, formada pelo ministro para Alimentação, Agricultura da Coreia do Sul, Hyun-Chool Park, e oito empresários e dirigentes classistas.

Os sul-coreanos importam 500 mil toneladas anuais e são o quarto mercado mundial de carne suína. Atualmente, só Santa Catarina tem condições sanitárias de exportar para esse destino. O estado passou pela análise de risco e deve ter indústrias inspecionadas para habilitação até o fim deste semestre. A barreira sanitária impede a penetração da carne bovina, que só entra lá industrializada.

A visita animou o diretor de mercados da Ubabef, Ricardo Santin. Ele acredita que a boa impressão causada à comitiva pode alavancar os negócios. De janeiro a junho deste ano, os embarques de frango para aquele país cresceram 17% em volume, para 16,4 mil t.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário