Brasil quer aumentar exportação de carnes para Arábia Saudita

Publicado em 06/10/2010 10:05
375 exibições
O Brasil vai aumentar o volume de exportação de carne bovina e de frango para a Arábia Saudita. O país do Oriente Médio está interessado também em importar grãos e frutas brasileiras. Estas foram algumas das novidades anunciadas nesta terça, dia 5, durante a visita do ministro da Agricultura da Arábia Saudita, Fahad Bal Ghunaim, à capital paulista.

O Brasil exporta mais de 20 produtos para o país. No agronegócio, a carne de frango lidera a lista. Durante o encontro desta terça, empresários e autoridades discutiram formas de ampliar o comércio entre os dois países. A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) saiu da reunião mais otimista.

Acho que a média ficará em torno de 500 a 550 mil toneladas/ano. Hoje fica em torno de 490 toneladas. Deve aumentar entre 4 a 5% disse o presidente da Ubabef, Francisco Turra.

A carne bovina está em sexto lugar na lista de produtos exportador. Em todo o ano passado, quase 32 mil toneladas foram embarcadas Só de janeiro a agosto deste ano, o volume está próximo de 24 mil toneladas. Os exportadores de carne bovina esperam aumentar os números.

Eu acredito que, para o próximo ano, tenhamos um aumento de 15% a 20% afirmou o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Camardelli.

Atualmente a Arábia Saudita ocupa a 12ª posição entre os importadores do agronegócio brasileiro. O ministro Fahad Bal Ghunaim afirma que o país pretende ampliar mais esse comércio:

Definitivamente, o Brasil é um grande produtor de carne de alta qualidade e foi tomada a decisão de aumentar a importação.

E o governo brasileiro pretende aproveitar o interesse dos árabes para diversificar mais a pauta de exportações do agronegócio.

A Arábia Saudita é um grande importador de alimentos, mas até hoje a exportação é concentrada. No entanto, existe interesse em diversificar para produtos lácteos, grãos e frutas afirmou o diretor de Promoção Internacional do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio.

Um novo encontro entre Brasil e Arábia Saudita deve ocorrer nos próximos meses. No entanto, ainda não há data definida para a viagem dos brasileiros ao Oriente Médio.
Tags:
Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário