Embarques de carne têm crescimento de 6%

Publicado em 02/02/2011 06:43
Esse incremento no volume de exportação é um reflexo da expansão da demanda do mercado externo, que vem aceitando níveis de preço cada vez mais elevados.
Confirmando o bom momento vivido pela pecuária, os embarques mato-grossenses de carne no mês de dezembro de 2010 registraram incremento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior, obtendo assim um acumulado de aproximadamente 19 mil toneladas de equivalente carcaça. A tendência é de que, neste primeiro trimestre, os embarques continuem aumentando, por conta da crescente demanda internacional.

Na avaliação do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), esse incremento no volume de exportação é um reflexo da expansão da demanda do mercado externo, que vem aceitando níveis de preço cada vez mais elevados. Os principais beneficiados são os pecuaristas, que estão comemorando o avanço dos preços nas últimas safras. A semana passada, por exemplo, encerrou com o preço médio da arroba do boi gordo cotado a R$ 91,41, variação de R$ 0,56/arroba em relação ao período da semana anterior.

No último trimestre de 2010, dentre os principais destinos de exportação do Estado, a China registrou aumento de 67% (7,50 mil toneladas de equivalente carcaça) no número de embarques ocorridos em dezembro, em comparação ao mês de novembro. Em seguida veio a União Européia, que obteve um incremento de 4% (2,03 mil toneladas) de equivalente carcaça em sua importação.

Apesar desse aumento no volume nesses dois destinos, a maior quantidade de carne exportada ainda é direcionada para o Oriente Médio e a Rússia, que juntos somam 46% do volume total das exportações de carne mato-grossense.

VALORIZAÇÃO

A valorização no preço pago pela arroba do boi gordo, ocasionada pela oferta restrita de animais durante o ano de 2010, está entre os fatores que influenciaram na escalada dos preços dos produtos do varejo. Em dezembro de 2010, na comparação com o mesmo período de 2009, o preço médio da carne obteve valorização de 28,23%, em detrimento da alta nos cortes mais nobres. As principais variações ocorreram com a picanha (alta de 109,20%), seguida pelo filé mignon (71,98%) e pela costela, com 61%.

Os cortes dianteiros considerados de “segunda” foram os que tiveram os menores aumentos, como o acém, com incremento de apenas 3,56%, em relação a dezembro de 2009. Mesmo com esta evolução no patamar do preço, o mercado interno no ano passado manteve a sua participação em cerca de 80% do destino da produção mato-grossense, demonstrando um aumento no poder de compra da população.

ABATES

De acordo com o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária), o abate total em 2010 foi de 4,33 milhões de cabeças, registrando um incremento de 3,6% em relação a 2009. No comparativo com 2008, o crescimento foi de 5,11%.

Segundo o Imea, os grandes responsáveis por esse aumento no abate total foram os machos, que fecharam o ano com o número de 2,85 milhões de cabeças, apresentando crescimento de 5,8% na relação ao ano anterior. Já pelo lado das fêmeas, o abate foi de 1,48 milhões cabeças, tendo uma ligeira queda de 0,4%.

Devido a este resultado, as fêmeas representaram 34% do total abatido no Estado, obtendo a menor representatividade da série histórica do Imea, que teve início em 2003. Outro fato que chamou atenção nos dados analisados foi o crescimento dos abates de machos mais jovens. Neste sentido, os machos com idade entre zero e 24 meses registraram alta de 76%, totalizando 119 mil cabeças e o incremento visto nos machos com idade entre 24 e 36 meses foi de 18%. “Diante deste movimento, pode-se concluir que os animais, a cada ano que passa, vêm sendo abatidos mais cedo, devido aos novos sistemas de produção que combinam o melhoramento genético com a aceleração no ganho de peso dos animais”, aponta boletim do Imea.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário