Índia é ameaça para carne brasileira

Publicado em 13/04/2011 07:32
Apesar de questões religiosas, indianos podem ser os maiores concorrentes da pecuária do Brasil no futuro.
Apesar de ser o maior exportador de carne bovina do planeta desde 2003, os riscos de o Brasil perder esta posição privilegiada não são nada desprezíveis. Este foi o alerta dado pelo médico veterinário do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Schuler Medeiros, durante o Seminário de Pecuária da Carne, ontem (12), na Expo Londrina 2011.

No ano passado, o País exportou 1,8 milhão de toneladas da commodity, sendo que a segunda colocada do ranking, a Austrália, vendeu 1,3 milhão de toneladas e os Estados Unidos, 837 mil quilos. Mas, de acordo com Medeiros, o risco maior não é de o Brasil ser ultrapassado pelos australianos nem pelos norte-americanos. O perigo vem da Índia.

''A vaca é sagrada, mas nem todo indiano é hinduísta e a maior parte da carne do país é de búfalos'', justifica. Em 2010, o país asiático exportou 700 mil quilos de carne, sendo o quarto no ranking mundial. ''O mercado indiano está crescendo e eles passam a ser um importante player internacional'', afirma.

Em favor da Índia, de acordo com ele, ainda pesa o custo mais baixo de mão de obra e a proximidade de países importadores. Sem contar que o rebanho indiano é o dobro do brasileiro, cerca de 300 milhões de cabeças. ''Só não são mais fortes comercialmente por razões religiosas. O mercado interno indiano é bem restrito.''

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), as exportações feitas pelo Brasil vêm caindo desde 2007, quando totalizaram 2,5 milhões de toneladas. ''E o mercado internacional revisou para baixo a estimativa brasileira para 1,6 milhão de tonelada neste ano'', aponta o veterinário.

A crise financeira de 2008 e o dólar baixo são as principais razões para esta queda. Mas há outro fator importante em jogo. ''O Brasil precisa investir em melhoramento genético e oferecer uma carne melhor no mercado internacional. A carne brasileira é considerada de baixa qualidade lá fora'', alega.

Medeiros lembra que 80% do rebanho brasileiro é de zebuínos - espécie de origem indiana. ''Não é segredo para ninguém que esses bois têm limitações bioquímicas para uma boa qualidade de carne, que é mais dura que a do gado europeu (taurino).''

A saída para o problema, conforme afirma o veterinário, é o Brasil intensificar os cruzamentos entre as raças zebuínas, mais resistentes ao calor e a parasitas, e as taurinas, que são mais macias e apreciadas pelo consumidor internacional.

Para ganhar mais mercado, Medeiros indica que o Brasil também precisa investir em rastreamento do rebanho, pois isso proporciona maior segurança em sanidade animal e abre mais possibilidades de vendas externas. Outro ponto que, segundo o veterinário precisa ser melhorado, é a organização da cadeia produtiva brasileira. O País não conta com nenhuma entidade que represente desde o produtor até o exportador, ao contrário dos concorrentes.

Pontos fortes

Apesar dos fatores negativos, Fábio Medeiros diz que há uma série de pontos fortes na produção da carne brasileira. ''Somos competentes, temos boas pastagens e um consumo interno muito grande. Somos um País comedor compulsivo de carne, cerca de 38 quilos por habitante ao ano.'' De acordo com ele, 83% da produção brasileira é para abastecer o mercado interno, enquanto que, na Austrália, esse índice é de 34%.

Para o veterinário, outra vantagem brasileira é a sanitária. ''A maior parte do nosso território é livre de aftosa com vacinação.'' O fato de o País ter 95% da pecuária em pasto é também um ponto forte. ''Nos Estados Unidos, a maior parte da pecuária é em sistema confinado'', explica.

Por último, ele destaca que o Brasil está avançando cada vez mais na incorporação de tecnologia nas propriedades rurais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha Web

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário