Carnes: entre janeiro e abril, só os embarques de frango aumentaram

Publicado em 19/05/2011 09:51
Dados relativos às exportações de carnes compilados pelo Ministério da Agricultura junto à SECEX/MDIC apontam que no primeiro quadrimestre de 2011 apenas um dos segmentos exportadores registrou aumento no volume embarcado: a avicultura. Ainda assim, apenas com a carne de frango, pois os embarques de carne de peru registraram forte recuo em relação ao mesmo período de 2010 (-21%).

Por sinal, as perdas do peru não se resumiram ao volume: atingiram também a receita cambial, que recuou 18%. E isso se deve não só ao menor volume embarcado, mas também à baixa evolução do preço médio do produto - +4,9% contra, por exemplo, aumento de 19% no preço médio da carne de frango.

De toda forma, só a carne de peru enfrentou retrocesso na receita cambial. A da carne suína subiu 7%, a da carne bovina perto de 15% e a da carne de frango (o melhor desempenho) quase 30%.
Em termos de preço médio, as quatro carnes registraram resultado positivo, o mais fraco da carne de peru. Opostamente, o melhor resultado foi obtido pela carne bovina (+30%), vindo a seguir a carne de frango (+19%) e, na sequência, a carne suína, com valorização de quase 12%.

Tudo computado, ainda que o volume embarcado tenha aumentado menos de 2%, a receita cambial foi cerca de 19% maior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário