Com estiagem no Sul, Fepagro estima perda de 40% da produção agrícola no RS

Publicado em 04/01/2012 15:18 e atualizado em 05/01/2012 06:49
Um estudo feito pela Fepagro - Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - apontou que a falta de chuvas já pode ter acarretado em perdas de até 40% da produção agropecuária no Rio Grande do Sul. As culturas mais afetadas no estado são as do milho, feijão, soja e produção de leite.

Segundo a doutora em agrometeorologia da fundação, Loana Cardoso, "as principais regiões atingidas são a central, a norte e a nordeste do Estado. Nesses locais, as estimativas de perdas na produção do milho estão entre 20% e 30%. Na região de Santa Rosa, por exemplo, a produção de feijão perdeu cerca de 30% do total. Já na região central, a cultura de soja tem estimativas de perdas de 10%".

Ainda segundo Loana, por conta da estiagem, o pasto para o gado de leite está bastante escassso e já reflete em perdas na produção leiteira entre 30 e 40%. O Vale do Taquari, na região central, é a região mais afetada quando se trata do leite.

"A ração, geralmente utilizada como complemento à alimentação, pode substituir o pasto, mas os produtores não contam com grandes estoques. Por isso, devem racionar o uso para manter a oferta, já que não sabemos até quando irá essa seca", concluiu a doutora.

Até a segunda quinzena de janeiro, de acordo com o Centro Estadual de Metereologia do Rio Grande do Sul (Cemet), não há previsões de chuvas significativas.

Com informações do Terra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário