Seca no RS preocupa e já atinge mais de 300 municípios

Publicado em 30/05/2012 09:42 591 exibições
Estiagem afeta severamente o volume de água dos rios, e no centro do estado, a irrigação das lavouras e pesca estão prejudicadas.
A falta de chuva regular na região central do Rio Grande do Sul, que já dura quase oito meses, preocupa os municípios gaúchos. Quando chove, o volume não é suficiente para aumentar o nível dos rios Jacuí e Pardo, os principais da região. A lavoura está tão seca que o adubo e o calcário aplicados há 10 dias ficaram acumulados na terra.
  Para minimizar o drama das famílias gaúchas prejudicadas pela seca, o governo do estado vai liberar R$ 45 milhões para a compra de alimentos e insumos. Para receber o benefício, o agricultor precisa se cadastrar junto às s entidades representativas, como sindicatos e cooperativas. O Cartão Estiagem deve beneficiar mais de 100 mil pequenos agricultores em todo o Rio Grande do Sul, entre famílias de assentados da reforma agrária e quilombolas. O benefício vale para os municípios que decretaram situação de emergência por causa da seca e será pago em uma única parcela no valor de R$ 400.
   O governo do Rio Grande do Sul ainda não definiu a data do pagamento do benefício, mas já divulgou o prazo para cadastramento, que vai até 30 de junho.

Com informações do Globo Rural

Tags:
Por:
Thaís Jorge
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário