Temperaturas baixas e riscos de geada no PR deixam produtores em estado de alerta

Publicado em 22/07/2013 16:35 561 exibições

As baixas temperaturas na região Sul do país deixam os produtores em estado de alerta. Em Palmas, sudoeste do Paraná, a neve ainda tem impacto pouco expressivo, mas pode gerar preocupações para os criadores de gado da região se chegar com força.

Segundo Josemar Bannach, engenheiro agrônomo do Deral, a região encontra-se em temperaturas próximas a 0ºC, apenas com queda de pequenos granizos e flocos de neve, mas que as previsões para os próximos dias podem complicar a situação.

A região de Palmas possui cerca de 50 mil cabeças de gado, que podem ter suas pastagens afetadas. Neste caso, os produtores poderão ter que começar a tratar o gado ou, então, vender mais cedo.

Uma das produções mais fortes em Palmas, no entanto, é o plantio de maçã, para o qual o frio deve ser benéfico, uma vez que as macieiras se encontram em estado de dormência. As árvores precisam estar expostas 700 horas de frio anuais abaixo de 7 ºC para que os frutos possuam boa qualidade no mercado.

A produção de trigo não será afetada no município, uma vez que os grãos acabaram de ser plantados. No entanto, cidades como Pato Branco e Francisco Beltrão, que começaram o plantio nos meses de abril e maio, devem encontrar problemas com as temperaturas baixas, pois o trigo se encontra na fase de emborrachamento.

De acordo com o Climatempo, há previsão de queda de neve em Palmas na manhã da próxima terça-feira (23). As temperaturas podem chegar até -4 ºC, com uma máxima de 7º. Na quinta (25) e na sexta-feira (26), há previsão de geadas ao amanhecer.

Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário