Argentina: Tucumán aguarda mais chuvas para reverter seca

Publicado em 15/10/2013 16:56

Em Tucumán se registrou um bom período de chuvas desde quinta-feira (09), com níveis que alcançaram 10 milímetros, no geral, e, em alguns casos, entre 15 e 20 milímetros. Foi a primeira vez que o território esteve com um solo úmido desde o outono, segundo os especialistas. O nível de água que se acumulou no solo animou os produtores, que estavam com seus trabalhos atrasados nos campos. Os especialistas acreditam que continuará chovendo e que isso poderá reverter a seca que afeta a região, segundo publicou a Gazeta de Tucumán.

"Se as chuvas fizeram parte de um processo de normalização do ciclo hídrico, as chuvas foram boas. Mas se passarem muitos dias sem chuva outra vez, voltaremos à mesma situação de seca", enfatizou César Lamelas, responsável pela agrometeorologia na Estação Experimental Agroindustrial "Obispo Colombres" (Eeaoc).

O especialista ressaltou que as chuvas são positivas, ainda que elas ainda não sejam em grande quantidade. "Isso deve aliviar a situação dos produtores e gerar boas expectativas".

O departamento de Trancas é uma das zonas mais afetadas pela seca. Segundo o último relatório da Estação Experimental Agroindustrial, desde quinta-feira até domingo cairam cerca de 20 milímetros em geral na região.

Em alguns outros pontos do território de Tucumán, também chegaram a cair precipitações entre 0,3 milímetro e 15 milímetros, o que faz Juan Minetti, diretor do Laboratório Climatológico Latinoamericano, acreditar que as chuvas cairam apenas de forma aleatória e não se estenderam por Tucumán na mesma intensidade.

Com informações do InfoCampo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário