Argentina: Tucumán aguarda mais chuvas para reverter seca

Publicado em 15/10/2013 16:56
421 exibições

Em Tucumán se registrou um bom período de chuvas desde quinta-feira (09), com níveis que alcançaram 10 milímetros, no geral, e, em alguns casos, entre 15 e 20 milímetros. Foi a primeira vez que o território esteve com um solo úmido desde o outono, segundo os especialistas. O nível de água que se acumulou no solo animou os produtores, que estavam com seus trabalhos atrasados nos campos. Os especialistas acreditam que continuará chovendo e que isso poderá reverter a seca que afeta a região, segundo publicou a Gazeta de Tucumán.

"Se as chuvas fizeram parte de um processo de normalização do ciclo hídrico, as chuvas foram boas. Mas se passarem muitos dias sem chuva outra vez, voltaremos à mesma situação de seca", enfatizou César Lamelas, responsável pela agrometeorologia na Estação Experimental Agroindustrial "Obispo Colombres" (Eeaoc).

O especialista ressaltou que as chuvas são positivas, ainda que elas ainda não sejam em grande quantidade. "Isso deve aliviar a situação dos produtores e gerar boas expectativas".

O departamento de Trancas é uma das zonas mais afetadas pela seca. Segundo o último relatório da Estação Experimental Agroindustrial, desde quinta-feira até domingo cairam cerca de 20 milímetros em geral na região.

Em alguns outros pontos do território de Tucumán, também chegaram a cair precipitações entre 0,3 milímetro e 15 milímetros, o que faz Juan Minetti, diretor do Laboratório Climatológico Latinoamericano, acreditar que as chuvas cairam apenas de forma aleatória e não se estenderam por Tucumán na mesma intensidade.

Com informações do InfoCampo

Tags:
Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

0 comentário