Clima favorável na reta final do plantio no Brasil

Publicado em 05/12/2013 08:00

Semeadura de soja e milho chega a 80% com avanço das atividades no Centro-Norte, última região a plantar, verificou a Expedição Safra. Produtores confirmam área recorde de 29 milhões de hectares para a oleaginosa

Com colaboração do clima, o plantio das lavouras de verão segue em ritmo acelerado no Centro-Norte e chega neste momento a 80% em todo o país, devendo ser concluído dentro do prazo, apurou a Expedição Safra 2013/14. Durante 10 dias, duas equipes do projeto percorreram 10 mil quilômetros do Sudeste ao Centro-Norte, acompanhando as principais regiões produtoras.

Com a conclusão da semeadura, deverão ser confirmados mais de 29 milhões de hectares para a soja. Nos dois estados que estavam com problemas no início do plantio, Piauí e Bahia, a tarefa passa de 50% e 70%, respectivamente. No Paraná e em Mato Grosso faltam menos de 5% das lavouras de verão. Em Goiás e Minas Gerais, a etapa está praticamente concluída.

Para as próximas semanas, há previsão de 15 a 30 milímetros de chuva sobre praticamente todos os municípios apontados como polos de produção no Centro-Norte. As regiões que enfrentaram quebra climática na temporada passada estavam com falta de umidade nesta época de 2012.

Lagarta

O clima retorna à normalidade e o que preocupa o setor produtivo é o controle da lagarta Helicoverpa armigera. Não há perspectiva de eliminação da praga, que eleva os custos entre 5% e 10%.

“As pragas que chegaram nos últimos anos foram controladas, mas permanecem na lavoura. O tempo da tranquilidade, em que era feita uma ou duas aplicações de defensivos, acabou”, observa Leivandro Fritzen, produtor de Gilbués (PI). Até o dia 20 de dezembro, ele conclui o plantio de 8,6 mil hectares de soja e 3 mil hectares de milho.
O controle da Helicoverpa desafia o agronegócio de Norte a Sul do país. A lagarta ataca lavouras também do Paraguai e da Argentina.

Pausa

As equipes da Expedição Safra finalizaram a sondagem da fase plantio e vão retomar as atividades de campo da fase colheita a partir de janeiro. A projeção final da área plantada deve ser divulgada nos próximos dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Expedição Safra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário