Excesso de chuva atrapalhou a colheita de soja em Mato Grosso na última semana, mas tempo seco volta a predominar

Publicado em 28/01/2014 07:21

A colheita de soja em Mato Grosso estava adiantada até a última semana, quando o excesso de chuva paralisou os trabalhos em algumas regiões. De acordo com informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até hoje foram colhidos 5,8% da área plantada no Estado, o que corresponde a 478 mil hectares. No mesmo período do ano passado a colheita do grão chegava a 7%. Mesmo com o ritmo reduzido em algumas lavouras, a produtividade continua boa, com uma média de 53 sacas de 60kg por hectare. Segundo os meteorologistas da Somar, o tempo seco voltará a predominar no Centro-Oeste até o início de fevereiro. 

É importante ressaltar que as chuvas não estão acima da média em Mato Grosso, pelo contrário, em Sorriso-MT choveu até o momento 203mm, sendo que o normal para janeiro são 354mm. O problema é que desse volume, 130mm foram registrados nos últimos sete dias na cidade mato-grossense, o que trouxe atraso na colheita da soja. Em Tangará da Serra-MT as precipitações foram mais distribuídas, mesmo assim, o acumulado nesse mês está 150mm abaixo da média para o período. 

Por um lado, se a chuva frequente atrasa a colheita, por outro ela melhora a umidade do solo para o plantio do milho 2ª safra. Porém, os produtores mato-grossenses deverão ficar atentos nos próximos dias, já que a previsão da Somar Meteorologia indica um predomínio do tempo seco até a segunda semana de fevereiro. Para a região do médio-norte do Estado deverá chover cerca de 50mm nos próximos 15 dias, já no oeste do Mato Grosso o volume de água ficará em torno dos 40mm até o dia 10 do mês que vem. 

As chuvas mais fortes dessa semana acontecerão no norte do Estado, por causa da proximidade com a Amazônia, que é uma fonte de umidade. Como as precipitações diminuirão em todo Mato Grosso, a temperatura ficará mais alta. Nos últimos dias as máximas foram de 28°C a 30°C na região de Rondonópolis-MT, mas a partir da semana que vem os termômetros passarão dos 35°C. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário