Rio Grande do Sul registra chuvas nesta terça-feira e há alerta para temporais nos próximos dias

Publicado em 25/02/2014 14:39 411 exibições

A terça-feira amanheceu com chuvas fortes no oeste do Rio Grande do Sul, os maiores acumulados até agora foram registrados em Uruguaiana-RS, com 52mm, a metade da média de precipitação em todo o mês, e em Alegrete-RS-RS, onde choveu 39mm, onde o normal para fevereiro são volumes em torno dos 110mm. O que causou essa chuva intensa foi a formação de um sistema meteorológico, chamado de Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM), entre a Argentina e o Paraguai. O CCM é uma grande área de instabilidade, que surge na madrugada normalmente nos meses de primavera e outono, e que costuma provocar chuva pesada onde atua. Porém ele é rápido e dura apenas 24 horas. 

Durante a tarde de hoje, uma frente fria também se forma sobre o Estado gaúcho e trará pancadas de chuva. Segundo os meteorologistas da Somar, alerta-se inclusive para alguns temporais especialmente na faixa oeste, Missões e noroeste com trovoadas e rajadas de vento em torno de 60km/h e, nestas áreas, a chuva não tem hora preferencial. Com a mudança de direção dos ventos, as temperaturas máximas no sul do Rio Grande do Sul ficam mais amenas hoje. 

Leia a notícia na íntegra no site do Jornal do Tempo

Tags:
Fonte:
Jornal do Tempo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

1 comentário

  • Carlos Roberto Delaflora São Valério do Sul - RS

    SIM JAFAZ MAIS DE SEMANA QUE TEM PREVISSÃO DE CHUVA NA NOSSA REGIÃO NOROESTE , MAS NÃO CHOVE,,, VEM NUVENS CARREGADAS PASSA COM VENTOS MAS NÃO CHOVE ,, A SITUAÇÃO ESTÁ CRITICA POR FALTA DE CHUVA

    0