Argentina: El Niño deve beneficiar os plantios de verão

Publicado em 25/04/2014 13:01

Depois de um ciclo neutro, os centros meteorológicos internacionais preveem a chegada do El Niño na Argentina e em outros países vizinhos, como o Brasil.

Stella Carballo, especialista do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina, apontou que ainda não se sabe a intensidade do fenômeno, mas prevê a chegada das chuvas para o verão meridional.

A ocorrência das chuvas beneficiará o desenvolvimento e o rendimento dos cultivos de verão. Segundo Carballo, a superfície plantada pode até ser diminuída, mas os rendimentos crescem. A possibilidade de se preparar antecipadamente para este fenômeno ajuda bastante os produtores.

Os produtores também devem ficar atentos ao desenvolvimento de enfermidades fúngicas, como a ferrugem, decorrentes dos períodos de chuva.

O fenômeno também pode trazer consequências graves, como inundações e granizo, assim como os registrados em 1982-1983 e 1997-1998.

O sudeste da América do Sul (Sul do Brasil, Paraguai, Uruguai, Mesopotâmia Argentina e Pampas Argentinos) deve ser a área mais afetada pelo fenômeno. A especialista apontou que as intensidades variam de acordo com as regiões. Em 1997-1998, por exemplo, os excessos foram registrados sobre a Mesopotâmia Argentina.

(Com informações do InfoCampo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário