Terça-feira de tempo aberto no Centro-oeste

Publicado em 24/02/2015 07:00 e atualizado em 24/02/2015 10:01
informações da SOMAR

A terça-feira será de tempo aberto e com previsões apenas para possíveis pancadas de chuvas isoladas no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e em grande parte do Nordeste, incluído Tocantins. Com o tempo aberto, principalmente no Mato Grosso e em Goiás, já que no Mato Grosso do Sul são observadas chuvas nessa manhã, os trabalhos de colheita da soja ganham ritmo, já que há muita soja dessecada e apta para ser colhida. Além da colheita, o plantio do milho e demais culturas de 2ª safra também são intensificados. E mesmo com essa ausência de chuvas regulares, as condições se mantêm bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que os solos continuam apresentando bons níveis de umidade.

E os produtores do Mato Grosso, Goiás, São Paulo e de Minas Gerais têm mesmo que correr com a colheita da soja e posterior plantio do milho e feijão, pois esse tempo mais firme deverá se manter somente até o final dessa semana, já que o tempo deverá voltar a fechar e um novo período de inverna desta sendo previsto. E isso poderá não só inviabilizar tais trabalhos, mas, principalmente, trazer fortes prejuízos aos produtores, haja vista que esse novo período chuvoso deverá se estender por mais tempo do que o da semana passada. E o problema é que ainda há muita soja a ser colhida e, pior, muita dessecada. Então como se diz no campo: Bora colher!

Um alerta! Cuidado em dessecar soja essa semana, pois na semana que vem o tempo estará bem chuvoso.

Devido ao bloqueio atmosférico que se formou no Sudeste, as frentes frias irão permanecer presas no Sul do Brasil nessa semana, onde há previsão de chuvas mais intensas ao longo dessa semana, principalmente sobre as regiões norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Isso poderá atrapalhar o andamento dos trabalhos de colheita, mas permitirá a elevação e manutenção da umidade do solo e consequentemente irá manter as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Mas já no final da semana, as condições meteorológicas voltam a ficar favoráveis apenas para pancadas de chuvas, uma vez que as frentes frias conseguirão avançar, novamente, sobre o Sudeste.

No MAPITOBA, a semana será apenas para possíveis pancadas de chuvas, uma vez que as frentes frias se manterão no Sul do Brasil, mas já no começo da semana que vem a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) já irá provocar chuvas generalizadas e em bons volumes sobre toda a região, favorecendo o desenvolvimento das lavouras, como também a proliferação de doenças, além é lógico de atrapalhar o andamento da colheita da soja, que já começou em algumas propriedades do oeste baiano.

Somar Meteorologia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário